Nós amamos construir relacionamentos. Inscreva-se no nosso blog para receber um e-mail sempre que publicarmos um novo artigo. Em breve, nossas e-news e newsletters estarão disponíveis em português.

Inscreva-se no nosso blog

Escolher Artigos por Hashtag

Enquete

Precisamos da sua opinião sobre como melhor atender às necessidades espirituais das mulheres brasileiras. Obrigada por compartilhar da sua voz!

Participar desta enquete

Visite nossa loja

Michelle Escrito por Michelle J. Goff, Fundadora e Diretora Executiva do Ministério Irmã Rosa de Ferro

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.” (1Pe 2:21 NVI)

Adoro ver crianças saltando pela areia, esforçando-se com as perninhas para acompanhar os passos do pai e pousar em suas pegadas. O poema “Pegadas na Areia” ilustra como Cristo caminha conosco, e até nos carrega, pelos caminhos da nossa vida.

Quando reflito sobre o que significou seguir os passos de Cristo em minha própria vida, consistiu em uma mistura de pequenos passos nas decisões do dia a dia e s gigantes altos de fé aparentemente absurdos.

O lançamento do Ministério Irmã Rosa de Ferro seria facilmente considerado um dos muitos gigantes saltos de fé. Depois que Deus deixou clara a visão do propósito do ministério (equipar as mulheres para se conectarem mais profundamente com Deus e umas com as outras), fiquei com apenas uma resposta: "Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6:8). Pedi demissão, vendi minha casa e pulei.

Uma das minhas irmãs e seu marido providenciaram um quarto no porão da casa deles para eu morar e trabalhar. Nossa atual presidente da diretoria, Katie Forbess, entrou em contato comigo assim que anunciei minha decisão para me informar que ela estava “100% dentro!” – mesmo que apenas como uma “líder de torcida glorificada”. Entre minha própria poupança e um pequeno empréstimo de uma preciosa irmã em Cristo, começamos.

Durante nove meses, todos os dias, a cada passo do caminho, Katie e eu conversamos, oramos e ponderamos sobre o que significava seguir os passos de Cristo — pessoalmente e como uma nova ONG. O fato de Deus fornecer Irmãs Rosa de Ferro para caminhar conosco em nossa jornada como ferro que afia o ferro é uma bênção tremenda. O fato de Cristo caminhar conosco enquanto nos esforçamos para seguir Seus passos é uma das mais belas promessas da vida cristã. Naquela época, Katie e eu estávamos sofrendo por diferentes acontecimentos traumáticos em nossas vidas, mas nossos passos para seguir os passos de Cristo e nossa caminhada uma com a outra ao longo dessa jornada forneceram um caminho a seguir.

O que Deus desenvolveu a partir de uma ideia plantada em minha mente e coração até se tornar o ministério internacional Irmã Rosa de Ferro que você conhece hoje, prova como Deus honra nosso compromisso de seguir Seus passos.

Os passos, as decisões e o compromisso contínuo nem sempre tem sido fáceis. Da mesma forma que Deus Pai foi fiel ao caminhar com Seu Filho, orientando Ele a sempre escolher a vontade do Pai, Deus tem caminhado fielmente comigo enquanto eu O sigo imperfeitamente. Ele oferece o mesmo para você.

O que tenho aprendido ao seguir os passos de Cristo é que se trata de uma decisão diária que requer fé – mesmo uma fé tão pequena como um grão de mostarda. As bênçãos de Deus e a capacitação que acontece através do Ministério Irmã Rosa de Ferro são um exemplo em grande escala de seguir Seus passos. A maioria das vezes que nos comprometemos a seguir os passos de Cristo são decisões de pequena escala cujo impacto talvez nunca saibamos.

Hoje, escolho pausar e orar – levar algo ao Pai, pedindo que a Sua vontade seja feita e não a minha. Para esta postagem do blog, escolhi pausar e orar. Pedi a Deus que usasse Seu Espírito para se comunicar, em vez de minhas próprias palavras.

Felizmente, Deus não registra quantas vezes demos um passo errado ou nos desviamos do Caminho. Em vez disso, Ele nos dá a oportunidade de voltar ao caminho certo. Ele promete: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1:9).

Sim, hoje pausei e orei. Mas também hoje fiquei impaciente e irritada. Duvidei da provisão de Deus porque não sabia quando ou como ela viria. E assim, para voltar a seguir os passos de Cristo, confesso: “Ó, Senhor, de ti, preciso. Em todos os momentos preciso do Senhor.” E me alegro com a confiança que posso ter em Seu perdão.

Agora, vamos ver como podemos nos comprometer a seguir Seus passos amanhã…
Ana Teresa VivasEscrito por Ana Teresa Vivas, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro, no Canadá.

Correndo o risco de enfatizar o óbvio, vou repetir o título desta postagem: “Homens e Mulheres que Seguiram os Passos de Jesus” e enfatizar a frase destacada porque quero focar nela.

Nos evangelhos, podemos aprender os nomes dos apóstolos – os doze seguidores mais próximos de Jesus. Além disso, podemos aprender algumas coisas sobre a vida deles e seus exemplos como imitadores de Jesus. Mas também houve outros homens e mulheres que seguiram Jesus, se não tão de perto ou desde o início do Seu ministério, mas ainda com o mesmo grande amor e compromisso com Ele e com Sua obra.

Não podemos identificar todos, especificamente porque havia multidões que seguiram Jesus, embora muitos também O tenham abandonado (Jo 6:66), mas não falaremos deles hoje.

Vamos dar uma olhada nesta pequena lista:
Lucas 19:1-9: Zaqueu
João 4:46-53: Oficial do Rei
Marcos 15:40-41: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé
Mateus 12:15: Uma multidão

Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens. (Lc 8:1-3 NVI)

Essas são pessoas, assim como você e eu, que acreditaram em Jesus. Não sabemos detalhes sobre suas vidas como discípulos. Só conhecemos os seus encontros com Ele e podemos ver os seus exemplos de compromisso.

Veja o exemplo das mulheres mencionadas em Lucas 8:1-3. Fico impressionada em me imaginar no lugar de uma delas, caminhando atrás de Jesus há dois séculos. Sem chance! Tenho tantas perguntas para elas, por exemplo, como é ser mulher e viver dentro daquela cultura. E a questão da higiene feminina? Elas estavam muito confiantes sobre quem seguir e o por quê. Só isso explica o seu investimento de energia, tempo e dinheiro em Jesus e na Sua campanha evangelística.

Com essas pessoas, podemos identificar e “mastigar” a aparência de um seguidor de Jesus e como posso representar isso no século XXI.

Alguém que segue os passos de Jesus está disposto a mudar os seus valores (Zaqueu), não tem medo de ameaças (Joana, esposa do mordomo de Herodes) e arrisca a sua posição (o oficial do rei).

Há muito mais exemplos de homens e mulheres seguindo Jesus nos evangelhos, e de todos eles, se pararmos por alguns minutos, podemos aprender algo se olharmos de perto – se entrarmos naquele “filme” da vida de Jesus.

Quem é um seguidor então? Dos exemplos que podemos encontrar nos quatro livros que narram a vida de Jesus, podemos concluir que estas são algumas das características dos Seus seguidores: estão dispostos a mudar de vida, a investir os seus ganhos monetários na obra de Jesus, investir energia e tempo e sacrificar confortos. Estas são algumas das maneiras pelas quais aqueles primeiros discípulos mostraram seu comprometimento e deram um exemplo de como seguir o Senhor.

De quais outras maneiras você pode identificar que eles estavam totalmente engajados? Que outras coisas eles sacrificaram? Como você se vê como seguidora de Jesus?

Adicione suas respostas a essas perguntas nos comentários ou faça outras observações com base no tópico desta postagem do blog.

Encorajo você e eu a olharmos para Jesus 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, e obtermos Dele a motivação para sermos Suas seguidoras fiéis.

Quer se manter informado?

Se você quer se inscrever para receber nossas notícias mensais por Email, preencha o formulário.

Em fotos