Nós amamos construir relacionamentos. Inscreva-se no nosso blog para receber um e-mail sempre que publicarmos um novo artigo. Em breve, nossas e-news e newsletters estarão disponíveis em português.

Inscreva-se no nosso blog

Escolher Artigos por Hashtag

Enquete

Precisamos da sua opinião sobre como melhor atender às necessidades espirituais das mulheres brasileiras. Obrigada por compartilhar da sua voz!

Participar desta enquete

Visite nossa loja

Brenda DEscrito por Brenda Davis, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro, no Arkansas.

“Quem você está vestindo hoje à noite?” Essa pergunta é feita às celebridades por membros da imprensa enquanto andam pelo tapete vermelho na estreia de um filme ou em um show de premiação, e geralmente é respondida com o nome de um designer famoso.

O apóstolo Paulo nos fala sobre quem vestiremos depois de sermos batizadas. “Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.” (Gl 3:27 NVI). Refletindo sobre esta metáfora, quase posso sentir a presença de Jesus me abraçando como uma roupa perfeitamente ajustada.

Vejamos o que a Palavra de Deus diz sobre batismo.

O QUÊ
Nas Escrituras, vemos que o batismo é a imersão do crente na água no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É a nossa resposta ao ouvir e aceitar a mensagem do Evangelho, simbolizando a nossa morte para o pecado, o enterro da nossa antiga vida, e nossa ressurreição para uma nova vida em Cristo. O batismo é nossa declaração de fé e representa uma promessa incondicional a Deus de fazer a Sua vontade.

O batismo é uma imagem da morte e da sepultura. Sair da água representa a ressurreição de Cristo (Ro 6:1-4). Então, quando você é batizada, você está dizendo: “Eu morri com Jesus Cristo, fui sepultada com Ele e agora ressuscitei com Cristo para uma vida totalmente nova – uma ‘eu’ mudada”.

COMO
A raiz da palavra grega, baptizein, da qual derivamos a palavra batizar, significa mergulhar, imergir, afundar ou lavar. Outra palavra usada com mais frequência em todo o Novo Testamento é baptizō, que significa submergir totalmente, afogar, imergir ou mergulhar na água.

Encontramos vários casos de batismos no Novo Testamento onde as evidências apontam para a imersão. João Batista batizou em Enom, perto de Salim, que fica às margens do rio Jordão, “porque havia ali muitas águas” (Jo 3:23). Após o batismo de Jesus, Ele “saiu da água” (Mc 1:10). E tanto Filipe como o eunuco “desceram à água, e Filipe o batizou” (At 8:38).

POR QUÊ
O batismo não é apenas uma sugestão, mas algo extraordinariamente importante porque se conecta à nossa salvação. Várias passagens confirmam isso: “Respondeu Jesus: ‘Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito’” (Jo 3:5). “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Mc 16:16). “…foram salvas por meio da água, e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês” (1Pe 3:21a).

O batismo é tão importante que as instruções finais de Cristo antes de ascender ao Céu foram: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:19-20).

E quando somos vestidas com Cristo, recebemos ricas bençãos:

Perdão dos pecados e morada do Espírito Santo:Pedro respondeu: ‘Arrependam‑se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo’” (At 2:38).

Estarmos unidos a outros crentes na igreja – o corpo de Cristo:Pois também todos nós fomos batizados em um único Espírito para constituir um só corpo” (1Co 12:13a). “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” (At 2:41).

QUANDO
Toda pessoa que já ouviu a mensagem do evangelho e pode tomar uma decisão consciente de acreditar em Cristo é “elegível”. Para alguns, o batismo pode seguir um processo de estudo, mas um longo estudo bíblico não é um requisito. Descobrimos que os crentes do Novo Testamento foram batizados em resposta imediata ao ouvirem a mensagem do Evangelho pela primeira vez, como na história de Filipe e do eunuco em Atos 8. Outros exemplos também são registrados:


"No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.” (At 8:12)

“E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele” (At 22:16)

“Naquela mesma hora da noite, o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados” (Atos 16:33b).

POR QUE NÃO?
Irmãs, Jesus falou, “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” (Jo 14:15). Se você não se vestiu com Cristo no batismo, o que pode estar impedindo você da submissão e obediência ao seu Salvador? Recomendo que você examine seu coração e considere trocar de roupa.

Quer se manter informado?

Se você quer se inscrever para receber nossas notícias mensais por Email, preencha o formulário.

Em fotos