Escrito por Beliza Patrícia, Coordenadora do Ministério Irmã Rosa de Ferro no Brasil
Quando pensamos nos 12 apóstolos e no tempo em que eles acompanharam Jesus na terra é fácil imaginá-los como ajudantes de Jesus. Mas quando um mestre encerra um trabalho, o ajudante já não tem mais tarefa. Na verdade eles eram como estagiários, ou seja, durante o tempo em que Jesus estava com os apóstolos, Ele os estava preparando para que quando chegasse o momento em que Jesus não estivesse com eles, estivessem preparados para assumir o papel de apresentar o evangelho para o mundo.
Jesus veio a terra para cumprir uma missão e durante três anos e meio de seu ministério preparou os apóstolos para a missão que eles teriam após Sua partida. O Mestre escolheu homens humildes para proclamar o Seu Reino e os ensinou sobre a vida eterna, o perdão dos pecados e sobre o amor do Pai. Dia após dia, os apóstolos caminharam ao Seu lado. Conversando com Ele, fazendo perguntas, ouvindo parábolas, vendo as manifestações do Seu poder curando doentes, expulsando demônios e operando milagres, presenciando Sua desaprovação ao comportamentos dos mestres da lei. Por associação e contato pessoal Cristo preparou os apóstolos para o Seu serviço.
Ao relatar os acontecimentos dos últimos dias de Jesus na terra, João escreveu em seu evangelho:
Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. (João 13:1 NVI)
Ao longo de Seu tempo na terra Jesus demonstrou aos apóstolos que os amava. E foi com amor que Ele preparou e capacitou àqueles que se tornaram os dirigentes de Sua igreja. Com amor os enviou para pregar o evangelho à toda criatura.
Sabendo que o Seu ministério na terra estava próximo do fim, e não estaria mais com com aqueles que o acompanharam em Sua jornada Jesus fez recomendações e promessas aos apóstolos (João 14, 15 e 16). Como um bom professor, Ele os encorajou e os preparou para o futuro. Alertou-os sobre a perseguição que sofreriam por obedecerem ao Salvador.
Uma das promessas que Jesus os fez foi de lhes enviar o Conselheiro, o Espírito Santo. Que os confortaria e testemunharia a respeito de Jesus. O Espírito Santo lhes daria a capacidade para que tivessem sucesso em seu caminho. O evangelho não foi proclamado por força ou sabedoria humana, e sim pelo poder de Deus.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não O vê nem O conhece. Mas vocês O conhecem, pois Ele vive com vocês e estará em vocês. (João 14:16,17)
Após a morte de Jesus, os apóstolos deveriam ser testemunhas de Cristo e anunciar ao mundo o que tinham visto e ouvido Dele. Deveriam ser colaboradores de Deus na salvação dos homens. Foi para cumprir esse papel que esses homens tão diferentes entre si foram escolhidos e preparados. Essa pode parecer uma missão grandiosa para homens tão simples, mas aqueles que os ouviam maravilhavam-se... porque não falavam de si mesmos, e sim apresentavam o caminho para o Salvador. O ensino dos apóstolos declarava que todas as coisas que eles faziam vinha do poder de Cristo.
Os apóstolos foram preparados para missão através de seu relacionamento com Jesus, o Filho de Deus e depois seguiram sua missão com o Consolador, o Espírito Santo de Santo de Deus que os ensinava o que era necessário, e que os fazia lembrar dos ensinamentos de Jesus. Deus estava se relacionando com os apóstolos o tempo todo.
Deus também quer se relacionar conosco, com amor quer nos preparar para nossa missão, e quando somos batizados em nome de Jesus, recebemos o Espírito Santo que nos consola, nos orienta e intercede por nós. "Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!" (Tiago 4:8a NVI)
#IrmaRosadeFerro #ensinaratravesderelacionamentos #aprenderatravesderelacionamentos #Jesuspreparouosdiscípulos #Deusestavacomosdiscípulos #blog #escritoraconvidada