Nós amamos construir relacionamentos. Inscreva-se no nosso blog para receber um e-mail sempre que publicarmos um novo artigo. Em breve, nossas e-news e newsletters estarão disponíveis em português.

Inscreva-se no nosso blog

Escolher Artigos por Hashtag

Enquete

Precisamos da sua opinião sobre como melhor atender às necessidades espirituais das mulheres brasileiras. Obrigada por compartilhar da sua voz!

Participar desta enquete

Visite nossa loja

Escrito por Wendy Neill, Coordenadora de Avanço no Ministério Irmã Rosa de Ferro em Arkansas 2023 Wendy Neill

Um comercial do xampu Fabergé de 1984 tinha a atriz Heather Locklear dizendo, “Eu contei para dois amigos e eles contaram para mais dois amigos e assim por diante.” Essa empresa entendeu o poder de multiplicar relacionamentos. Eles buscaram alavancar esses relacionamentos para explorar o tipo de publicidade mais barato e eficiente para divulgar a mensagem deles, o boca a boca.

No Ministério Irmã Rosa de Ferro, nós frequentemente mencionamos e oramos por “cooperadores no evangelho” (Fil. 1:5). Quando encontramos um cooperador no evangelho, também aproveitamos esse poder de multiplicar relacionamentos para espalhar nossa mensagem: as boas novas de Jesus Cristo.

O livro de Atos nos conta a história de vários cooperadores no evangelho. Vamos acompanhar e aprender de alguns desses relacionamentos.

Barnabé e Paulo — Seu cooperador no evangelho pode servir como “ferro afiando ferro” (Prov. 27:17), te ajudando a crescer na sua fé. Após a conversão de Paulo no caminho de Damasco (Atos 9), os discípulos não sabiam se deveriam confiar nele. Barnabé foi quem se dispôs a receber Paulo como parceiro no evangelho. Confiou nele, ajudou-o a amadurecer em sua nova fé e o apresentou aos apóstolos (Atos 9:27). Depois, em Atos 11, Barnabé precisou de ajuda com o número crescente de crentes em Antioquia.

Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. (Atos 11:25-26 NVI)

Em Atos 13, o próprio Espirito Santo chamou Barnabé e Paulo para irem à primeira viagem missionária de Paulo. Um número incontável de pessoas ouviu as boas novas de Cristo por causa desse relacionamento.

Paulo, Áquila e Priscila — Seu cooperador no evangelho pode começar como um amigo com quem você tem algo em comum. Na segunda viagem missionária de Paulo, ele foi para Corinto (Atos 18) e conheceu um judeu chamado Áquila e sua esposa, Priscila. Eles facilmente viraram amigos porque todos eram fabricantes de tendas. Paulo até morou e trabalhou com eles.  Esse casal logo se tornou cooperador de Paulo no evangelho e viajaram com ele para Éfeso.

Áquila, Priscila e Apolo — Cooperadores no evangelho podem também ter relacionamentos de mentoria. Enquanto Paulo continuou a viagem missionária, Áquila e Priscila ficaram em Éfeso. Um judeu chamado Apolo veio à cidade. Ele tinha um grande entusiasmo enquanto ensinava sobre Jesus, mas não tinha a história completa. “Quando Priscila e Áquila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus” (Atos 18:26). Perceba que Áquila e Priscila eram também cooperadores no evangelho como casal e trabalharam juntos como mentores de Apolo. O próximo versículo nos mostra o poder desse relacionamento multiplicador: "Querendo ele ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos que o recebessem. Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graça haviam crido” (Atos 18:27).

Temos acompanhado o impacto multiplicador de Barnabé a Paulo; a Áquila/Priscila e a Apolo. O Espírito Santo usou esses relacionamentos e vários outros para alastrar as boas novas de Jesus Cristo como se fosse fogo. Te encorajo a examinar Atos 13-28 para achar outros parceiros no evangelho que Paulo encontrou nas suas viagens missionárias. É uma lista grande de pessoas! Depois olhe em Romanos 16 para ver quantos parceiros ele listou enquanto morava em Roma, incluindo Áquila e Priscila, “meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios” (Rom. 16:3-4).

Quem são seus cooperadores no evangelho? Tem alguém com um interesse comum com quem você poderia passar mais tempo? Tem alguém que precisa de mentoria? Tem alguém que você poderia pedir para ser seu mentor em como compartilhar sua fé? Não importa se você está solteira como Paulo ou casada como Áquila e Priscila. Você pode pedir a Deus para te mandar mais cooperadores no evangelho para que o mundo possa conhecer a graça de Jesus que salva.

Quer se manter informado?

Se você quer se inscrever para receber nossas notícias mensais por Email, preencha o formulário.

Em fotos