Escrito por Beliza Patrícia, voluntária do Ministério Irmã Rosa de Ferro em João Pessoa, Brasil.
Você já deve ter ouvido alguém falar: Mas eu também sou filho de Deus.
Normalmente, as pessoas falam isso depois de gastarem mais dinheiro do que deveriam, ou depois de reagir mal à alguma situação. Ou seja, de modo indireto, o que está sendo dito é: por ser filho de Deus, eu tenho certos direitos...
O fato é que nem todas as pessoas são filhos de Deus, embora todos nós sejamos criação Dele. E que de fato os filhos de Deus recebem privilégios, mas nenhum deles por merecimento próprio. E como saber se eu sou ou não filho de Deus?
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (João 1:12,13)
O que nos faz filhos de Deus é a crença em Jesus Cristo é recebê-lo como Senhor e Salvador das nossas vidas. E a verdade é que Deus foi quem agiu para que isso fosse possível.
Enquanto algumas pessoas vão usar “sou filho de Deus” como um direito fundamental e inalienável, a bíblia nos ensina algo diferente.
“Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.” (Efésios 2:3)
O pecado nos afasta de Deus, nós éramos merecedores da ira de Deus, porque desobedecemos, não fizemos a vontade Dele. Mas o amor de Deus é tamanho, que através de Jesus Ele nos salvou! E mais: não há nada que pudéssemos fazer para conquistar isso pelo nosso próprio esforço.
Através de Jesus Ele nos redimiu: nos ressuscitou e nos prometeu a vida eterna enquanto estávamos mortos em nossas transgressões. Ele nos justificou: nos declarou justos sem que merecêssemos. Ele nos adotou: nos recebeu como legalmente como filhos, como parte da sua família. A adoção é uma bênção decretada por Deus.
Aqueles que são adotados recebem de Deus orientação, instrução, proteção, correção, e preservação. E esta última é tão grande que nos dá vida eterna.
Perceba o tamanho do amor de Deus: Ele poderia nos dar vida eterna através de Jesus, e reservar para nós apenas o papel de seus servos, e ainda assim, isso já demonstraria misericórdia da parte de Deus, porém Ele faz mais do que isso!
Mas nós não podemos esquecer que a nossa adoção à família de Deus acontece unicamente pela graça Dele, não pelas minhas obras. Mas o que recebemos gratuitamente teve um alto preço para Deus.
“Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gálatas 4:4-5)
Redimir é fazer um resgate, que significa obter ou libertar mediante o pagamento de um preço. A nossa adoção foi custosa para Deus. Custou a Deus o preço da vida de seu Filho. Jesus sim, tinha direitos: nunca pecou (1 Pedro 1:22), através dele tudo foi criado (Colossenses 1:16) , sem ele nada teria sido feito (João 1:3), e ainda assim, por nos amar esvaziou-se e se tornou semelhante a nós para pagar o preço pelo nosso pecado (Filipenses 2:6-8). Não podemos jamais esquecer que a adoção gratuita para nós foi custosa para Deus.
Ah! Eu falei que a adoção (que é imerecida) nos dá privilégios. Alguns dos privilégios daqueles que são adotados por Deus são:
- Tem um relacionamento de Pai e filho com Deus. 1 João 3:1
- Sabem que Deus cuida das nossas necessidades. Mateus 6:32
- Sabem que Deus nos abençoa. Mateus 7:11
- São conduzidos pelo Espírito Santo. Romanos 8:14
- São disciplinados por Deus (sim, disciplina é privilégio) Hebreus 12:6
E voltando a fala popular: “Mas eu também sou filho de Deus.” Aqueles que reivindicam que são filhos de Deus devem lembrar que a adoção como filhos é acompanhada de uma transformação que é guiada pelo Espírito Santo. Ou seja, nossas ações, pensamentos, desejos, falas, tudo isso é modificado quando nos tornamos filhos de Deus. Nosso comportamento se torna semelhante ao de nosso Pai que está nos céus. Efésios 5:1
“Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:26)