Escrito por Liliana Henriquez, voluntária do Ministério Irmã Rosa de Ferro na Colômbia
Num mundo em que tudo tem que ser imediato, como o que vivemos agora, amamos quando tudo acontece rápido e sem espera. Mas se isso acontecesse, estaríamos pulando o processo de transformação. E Deus está mais interessado no processo do que no resultado final.
Hoje eu quero te convidar a revisar a a história de Zacarías em Lucas 1:5-25. Zacarías e a sua esposa Elizabete “eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (v.6, NVI). Eles eram um matrimonio consagrado a Deus e serviam a Ele fielmente. Um certo día, quando Zacarías estava no santuário oferecendo insenço a Deus como parte de seu trabalho como sacerdote, um angel apareceu e lhe disse:
“Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João. Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”. (v.13-17, NVI)
O anjo nos conta sobre algo que o coração de Zacarías anelava, e com certeza o de sua esposa também: ter um filho. Como sabemos disso? Porque o anjo lhe disse que sua oração foi ouvida e que Elizabete teria um filho.
Um filho em idade avançada? – Zacarías e Elizabete provavelmente se perguntaram.
Poderíamos pensar que a oração de Zacarías foi respondida fora do tempo correto. Mas apesar de que a reposta pareça um pouco atrasada, Salomão nos recorda que Deus “faz tudo apropriado ao seu tempo”. (Ec 3:11a, NVI)
A surpresa dessa promessa para Zacarías foi tão grandiosa, que o anjo o deixou mudo. O que terá acontecido durante aquele tempo? Como Zacarías viveu durante aquele tempo de silêncio? A Bíblia não relata o que passou no tempo específico em que Zacarías não podia falar, mas diz que logo depois do nascimento de João: “Imediatamente sua boca se abriu, sua língua se soltou e ele começou a falar, louvando a Deus. ” (Lc 1:64, NVI)
Em minha opinião, acho que esse tempo que Zacarías teve em silêncio processando a promessa o ajudou a conhecer a Deus mais profundamente e ter uma relação mais íntima com Ele. Se esse não houvesse sido o caso, Zacarías não haveria louvado a Deus imediatamente, assim que pôde falar.
Ao ler a história de Zacarías aprendo que tão poderoso é manter a perseverança em oração, continuar cumprindo o ministério que Deus nos dá, ainda quando temos orações sem resposta. E esperar em silêncio com a firme confiança de que Ele será glorificado em nossas vidas no momento adequado.
Se a sua história parece com a de Zacarías, eu te convido a não desanimar na oração, a se manter firme nos caminhos do Senhor e a lembrar dessa grande promessa: “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.” (Sl 46:10, NVI)
Confíe, Deus já escutou a tua oração.
#IrmaRosadeFerro #DEUStorias #Zacarias #escritoraconvidada #blog