Nós amamos construir relacionamentos. Inscreva-se no nosso blog para receber um e-mail sempre que publicarmos um novo artigo. Em breve, nossas e-news e newsletters estarão disponíveis em português.

Inscreva-se no nosso blog

Escolher Artigos por Hashtag

Enquete

Precisamos da sua opinião sobre como melhor atender às necessidades espirituais das mulheres brasileiras. Obrigada por compartilhar da sua voz!

Participar desta enquete

Visite nossa loja

Outras línguas

This devotional is also available in English.
Este devocional también está disponible en español.

Deanna BrooksEscrito por Deanna Brooks, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro em Arkansas

Gratidão... agradecimento… reconhecimento. A maioria de nós provavelmente aprendeu a importância de agradecer a alguém quando faz algo por nós.

Nos Estados Unidos, temos um feriado em novembro que chamamos de Dia de Ação de Graças. Famílias e amigos costumam se reunir para compartilhar uma refeição. Eles podem assistir ao desfile do Dia de Ação de Graças da Macy's e, muitas vezes, a um jogo de futebol americano. Mas eu me pergunto quanto tempo é gasto em realmente ser grato... não apenas por nossas bênçãos físicas, mas por um Deus que nos ama profundamente.

Em Efésios 5:20, o apóstolo Paulo nos encoraja com estas palavras: “...dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (NVI).

“Dando graças constantemente”... Nós fazemos isso?

Davi, um homem segundo o coração de Deus, escreveu muitos salmos de ação de graças. O que torna as palavras de Davi tão especiais para mim é que ele enfrentou muitas lutas. Ele teve que fugir e se esconder do Rei Saul por cerca de 10 anos... seu pecado com Bate-Seba... batalhas constantes contra os inimigos de Israel... e discórdia dentro de sua própria casa, entre seus filhos.

Ainda assim, ele tinha um coração agradecido.

No livro de 1 Crônicas 16:8-36 lemos um cântico de Davi quando a arca retornou a Jerusalém após ser tomada pelos filisteus. Nos versículos 8 e 9, vemos Davi explodindo em gratidão e louvor: “Dêem graças ao Senhor, clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações o que ele tem feito. Cantem para ele, louvem-no; contem todos os seus atos maravilhosos.”

Ao longo do livro dos Salmos, há muitas expressões de gratidão escritas por Davi.

O Salmo 100 é o primeiro que vem à mente de muitas pessoas: “Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações” (v 4-5).

No Salmo 111, Davi começa dizendo que dará graças ao Senhor de todo o coração.

O Salmo 30 parece ter sido escrito após uma experiência de quase morte... talvez quando Davi fugia do Rei Saul... e ele encerra o versículo 12 com estas palavras: “Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre.”

O Salmo 9 provavelmente foi escrito após uma vitória sobre um dos inimigos de Israel, e no versículo 1, Davi diz: “Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.”

No Salmo 28:7, Davi reconhece o Senhor como sua força e escudo: 

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças. O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido.

O Salmo 119 mostra o coração de Davi pelo Senhor enquanto ele O louva com gratidão:

“Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro” (v 97).

“Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!” (v 103).

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (v 105).

“Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração” (v 111).

Estes são apenas alguns dos escritos de Davi que mostram por que ele é chamado de “um homem segundo o coração de Deus” (1Sm 13:14; At 13:22).

A chave para Davi ser um homem segundo o coração de Deus encontra-se no Salmo 119:10: “Eu te busco de todo o coração.”

Ao ler os Salmos, algo que me chama a atenção é que Davi meditava continuamente na bondade de Deus, no que Deus havia feito e em como Deus continuava a segui-lo e protegê-lo... não apenas de seus inimigos, mas também de seus próprios pecados. A resposta de Davi foi de gratidão.

Deus continua a nos perseguir com a mesma diligência hoje. No Salmo 23:6, lemos: "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão" (ACF). A palavra hebraica para "seguir" significa uma "perseguição intensa"... como um leão perseguindo sua presa. Deus quer nos resgatar das garras de Satanás. Nossa resposta à Sua busca é como a de Davi, um coração que O busca e se enche de gratidão?