Escrito por Johanna Zabala, voluntária do Ministério Irmã Rosa de Ferro no Equador
Quando eu decidi nascer de novo através do batismo de água e de Espírito como privilégio e mandamento bíblico, segundo João 3:1-15 e como diz o Senhor mediante o apóstolo Pedro em Atos 2:38. Recebi nesse instante de fé o dom ou o presente do Espírito Santo que formosamente nos enche de capacidades maravilhosas e divinas para continuar cumprindo os Seus santos mandamentos.
Logo depois, convertida e escolhida crente, aprendiz, filha e aluna do Mestre, do guia ou mentor principal Jesus, encontrei tantas razões de aprendizagem que deram um sentido e olhar precioso e espiritual em minha vida.
Encontrando dentro de Suas belas instruções o grande mandamento lido e refletido especificamente em Mateus 22:37-39; onde Jesus diz: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.”; comecei desde aquele momento a construir um ponto firme de partida Nele.
Amar ao próximo como a ti mesma, implica cuidado e ensinança contínua. Alcançar a mentoria, a educação ou o discipulado pessoal e comunitário no Espírito Santo e ir crescendo todas na palavra de Deus até o descobrimento da Vontade do Pai. Jesus, o Senhor, nos manda e anima em todo o momento a esquadrinhar e estudar as escrituras (Jo 5:39 e 2 Tim 3:16-17) para ser sábias, professoras, prudentes e úteis em Seu reino.
Pelo qual, nesse ato de união, relação e obediência ao Senhor, posso conseguir amar ao meu semelhante. Dita analogia propõe o objetivo essencial de permitir no amor de Deus custodiar, orientar e cumprir as instruções divinas em Cristo Jesus, mediante a guia missionária do Espírito Santo, sendo filhas embaixadoras da luz de Cristo no mundo (2 Co 5:20 e Jo 1:9).
E porque nós amamos? Porque fomos comissionadas a estender a autoridade do Senhor em todo lugar, levando a boa notícia da salvação da alma para vida eterna; obedecendo a necessidade de fazer algo novo mediante o batismo; sendo este passo o modelo do evangelho, em educar e guardar todas as coisas que Ele ensinou, fortalecendo a convicção de que estará com todos os Seus amados filhos e filhas obedientes até o fim do mundo, contemplando em Mateus 28:18-20.
Da mesma maneira, durante o desenvolver da vida cristã passamos a saber agradecer pelas pegadas de Cristo; sendo estas igualmente a melhor maneira de vida eterna que temos que viver desde o amor de Deus em cada coração entre irmãs. 1 Jo 4:7 e 8 diz: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”, e nos orienta à atenção e ao valor que Ele tem para cada uma de nós.
Por tanto, hoje como princesa e filha do Rei Jesus Cristo e como mulher de fé, consegui entender ao mesmo tempo a importância e o valor do Amor e do Espírito Santo dentro de mim e dentro de você amada irmã.
Reconhecendo com todo o coração e conforme o Espírito de Deus, aprendemos como nosso propósito sagrado é viver o expressado em Gálatas 2:20, quando ele nos diz que, “estamos crucificadas junto a Cristo”, e que agora, ao obedecer o evangelho santo do Senhor, “Cristo vive em nós.”
Estamos preparadas? Acredito que sim. Agora, já conscientes do Espírito Santo de Deus e lembrando continuamente que é o dever cristão ensinar e discipular, como mentoras do caminho de Deus a cada uma e umas as outras. É de extrema importância saber instruir, guiar e aconselhar no Espírito Santo, educando em santidade, a renovar as forcas de Deus, a motivar o respaldo entre irmãos, apoiando, ajudando mutuamente e levando a benção do Senhor em toda circunstância.
Por tal razão, minhas amadas, vamos juntas ser mentoras, guias, educadoras e conselheiras do bem; já que dentro do chamado do evangelho está o poder da salvação (Rm 1:16), através da mentoria, e guiando espiritualmente como servas aprovadas e preparadas para toda boa obra, como diz em 2 Timóteo 3:17.
Em fim, permaneçamos no mesmo sentir avançando, animadas, gozosas e constantes no Espírito Santo de Deus que nos guia e instrui, de tal maneira que possamos guiar a outras. Floresçamos sempre!
Você está disposta?