Escrito por Johanna Zabala, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro na Venezuela
A sabedoria de Deus é e sempre será uma dádiva preciosa que vem do Eterno, e que se manifesta em você; na sua conduta e nas palavras que refletem o caráter de Cristo, e não o conhecimento humano. Tiago 3:17 diz: "Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera" (NVI).
Essa sabedoria divina é adquirida pela obediência e perseverança na paixão, disciplina e amor a Deus (Pv 1:7); portanto, é de origem celestial, diferente da sabedoria humana, pedida com fé, demonstrada em provações e dificuldades, é como um guia para a vida diária e produz, entre muitas outras virtudes, crescimento espiritual.
Como filha do Rei, praticar a sabedoria de Deus me enche de perfeita paz e alegria única em meio a uma humanidade sem essa sabedoria. Portanto, “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5:15-16).
É por isso que viver dia a dia com sabedoria torna possível aproveitar ao máximo cada oportunidade de experimentar e praticar os imensos benefícios da segurança e da mansidão em Cristo Jesus. Torna-se uma bênção poder falar em nome de Deus em todos os momentos e em todos os lugares em que estou, trazendo calma, vida e propósitos que glorificam o Seu santo nome. Isso é muito melhor do que bem-estar material ou sucesso pessoal.
No meu cotidiano e nos lugares onde o próprio Deus me permite estar, é para mim uma ocasião para falar do mais belo presente de amor que é Jesus e o Seu Espírito Santo.
Por termos em comum o mesmo Criador celestial, somos filhas do mesmo Pai, que é o doador de Sua infinita sabedoria. Isso implica estar atenta às maquinações humanas que se opõem às espirituais, uma luta permanente que exige autocontrole no Espírito Santo e na alma. Sua sabedoria, que vem do céu, é como um arco-íris de cores que ilumina o coração, a mente e o caminho para refletir uma vida plena e significativa, fornecendo a orientação e o conhecimento necessários para seguir em frente diariamente e em harmonia com a vontade divina de Deus.
Então, veja como é bela essa sabedoria, destacada em Provérbios 3:13-26, que diz:
Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra. Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz. A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado. Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus; por seu conhecimento as fontes profundas se rompem, e as nuvens gotejam o orvalho. Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço. Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo. Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios, pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.
Este texto ensina quão precioso é estar sob a sabedoria do nosso Deus, enquanto a sua prática diária nos torna sábias e prudentes. Quão maravilhoso é estar aos Seus pés e no Seu Reino celestial. Bem-aventuradas somos nós.
E se às vezes você se sente fraca, indigna da Sua graça e do Seu grande amor, lembre-se: você está na Sua graça, no Seu perdão e na Sua vida permanente, que nos mostra a possibilidade de retornar continuamente ao espiritual, através do Espírito Santo e da Sua perfeita sabedoria.
Pratique discernir em seu coração atentamente sob a luz do Espírito Santo e Sua sabedoria, observe-se a cada momento e pergunte-se: Tenho a sabedoria que vem de Deus ou apenas o meu próprio conhecimento? "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida" (Tg 1:5).
