Escrito por Michelle J. Goff, Fundadora e Diretora Executiva do Ministério Irmã Rosa de Ferro
Luta com espadas nunca foi um esporte que me atraísse. Se eu tentasse, sei que estaria mal equipada para empunhar tal arma. Exigiria treinamento, fortalecimento e muita prática.
Efésios 6:17 compara a Palavra de Deus a uma espada, a peça final da armadura de Deus. O escritor de Hebreus afirma que ela é mais afiada que qualquer espada de dois gumes (4:12). E nas instruções de Paulo a Timóteo, ele afirma que as Escrituras podem ser usadas para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça (2Tm 3:16).
Temos uma arma poderosa em nossas mãos. E precisamos de discernimento para usá-la com sabedoria. Não cortamos um sanduíche ao meio com um facão. Não usamos uma faca de cozinha para podar as ervas daninhas agressivas que crescem ao redor da casa.
Se eu quiser colocar as Escrituras em prática com sabedoria, o que preciso fazer?
- Conhecer as Escrituras. Mantê-las em primeiro plano na minha mente, coração, alma e força. Falar delas quando me sento e quando me deito (Dt 6:4-9). Guardar as palavras no meu coração (Sl 119:11).
- Conhecer o Autor das Escrituras. Posso colocar a Palavra de Deus em prática melhor se conhecer Aquele que está falando (João 12:49). “Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.” (João 14:7 NVI). Quanto mais eu ouvir a Sua Palavra, mais conhecerei a Sua voz e serei capaz de discernir o que não é dEle.
- Respeitar o contexto das palavras na Palavra. A Bíblia contém 66 livros que foram escritos em uma variedade de estilos para um público amplo em diferentes momentos da história e da cultura. Mesmo que eu não conheça todo o contexto do público para quem o livro ou capítulo foi escrito, ou sobre o autor do livro (inspirado pelo Espírito Santo, 2Pe 1:20-21), posso me focar no contexto de um versículo dentro de todo o capítulo ou livro da Bíblia.
- Colocar as Escrituras em prática. Simplesmente faça! A Bíblia é o único livro que não pode ser totalmente compreendido até que seja praticado. Tiago 1:25 diz: “Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”
- Aprender com meus erros. Aceite a graça e siga em frente com sabedoria. Posso cair na armadilha da crítica ou condenação do acusador quando olho para os caminhos tolos do meu passado (como não cristã ou mesmo como uma jovem cristã, quando não pratiquei as Escrituras com sabedoria). Em vez disso, posso ouvir as palavras de Jesus e seguir o exemplo de Pedro ou de outros. Quando Jesus diz a Pedro que ele o trairá, Jesus lhe oferece a esperança de redenção e propósito do outro lado daquele erro. “Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos" (Lc 22:32).
- Confiar no Espírito Santo para me lembrar e guiar. Quando me distraio ou fico desanimada, posso facilmente esquecer a Palavra e as promessas de Deus. “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse” (João 14:25-26).
- Orar, perseverar e orar mais um pouco. Deus honra aqueles que O buscam. Deus ouve minhas orações e conhece meu desejo de seguir a Sua Palavra e demonstrar-Lhe meu amor por meio da obediência. Ele também sabe que sou humana e que terei momentos de fraqueza ao longo da jornada. Paulo expressa um sentimento semelhante em sua carta aos Filipenses.
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Fp 3:12-14)
Obrigada pelo seu desejo de colocar as Escrituras em prática com sabedoria. O que você aprendeu que te ajudou a fazer isso? Como você pode encorajar outros e ser encorajada a continuar nesse objetivo mútuo?
