Escrito por Liliana Henriquez, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro
Quando você ouviu este versículo pela primeira vez: "Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês" (Mt 5:48 NVI), o que você pensou? Você o associou a "se comportar sempre bem"? Não me lembro exatamente o que pensei, mas provavelmente teria pensado o mesmo. Essa é uma visão bastante simplista do que Jesus realmente quis dizer.
Hoje, depois de vários anos seguindo Jesus, percebo que a santidade não é um destino ao qual chegamos e permanecemos, mas um caminho que percorremos dia após dia. Por experiência própria, estou convencida de que a santidade é um processo de transformação cujo objetivo é tornar-nos cada vez mais semelhantes a Cristo: nas Suas ações, no Seu modo de pensar, no Seu trato com os outros e no seu viver em obediência à vontade do Pai. Em outras palavras, Deus nos aperfeiçoa pouco a pouco, de glória em glória.
O que isso implica?
Isso implica que temos muito trabalho pela frente. A versão de nós quando iniciamos esta corrida não pode ser a mesma que a encerra. Devemos chegar ao encontro com Cristo como mulheres transformadas.
O que podemos fazer?
- Reconhecer que seguir a Cristo tem um custo. Jesus foi claro: segui-Lo significa entregar-Lhe toda a vida (Lc 14:25-33). Não nos comandamos mais; decidimos voluntariamente deixar-nos ser guiadas por Ele.
- Obedecer com submissão e amor. Se já reconhecemos que a vontade do Pai é nossa prioridade, então devemos nos render a Ele com confiança e amor.
- Cultivar um relacionamento íntimo com Deus. Somos soldados em um exército comandado por Deus. Para cumprir nosso propósito, precisamos ouvir Suas instruções e estar em sintonia com Ele por meio da oração, da Palavra e da comunhão constante.
É mais fácil falar do que fazer.
No entanto, como diz o ditado: a prática leva à perfeição. Se quisermos ser mulheres de fé e santidade, precisamos praticar, praticar, praticar... Até que nosso caráter seja fortalecido e nos seja mais natural produzir o fruto do Espírito Santo em qualquer um dos seus nove "sabores": amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5:22-23).
Não vai dar tudo certo na primeira tentativa, mas se continuarmos nos esforçando com a ajuda do Espírito, seremos santas como Ele é santo.
Eu te encorajo a seguir em frente, você está indo bem!