Escrito por Karol Diogo, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro no Rio Grande do Sul
Cuidar de pessoas é uma das principais maneiras que Jesus nos deixou como exemplo para continuar o seu trabalho, se não a principal. Formar homens e mulheres segundo o seu princípio bíblico.
Paulo mentoreou muitas pessoas, no entanto foi com Timóteo que esse trabalho sem dúvida destacou-se mais claramente. A imagem de mentor transparece em 1 e 2 Timóteo, em especial no início de 2 Timóteo. Há muita riqueza em mentorear e o mentoreando.
Faz quatro anos que recebo mentorias de uma irmã da igreja de Cristo, me deixar a ser mentorada por ela, está sendo uma reviravolta incrível na minha vida e minha vida espiritual. Acredito que todas nós deveríamos passar por essa experiência. Vejo muito essa atitude na Bíblia, Jesus fez isso com os apóstolos durante 3 anos, ensinou na teoria e prática. Assim, como o apóstolo Paulo fez com Timoteo e surgiu muito resultado.
Podemos ver esses exemplos em 2 Timóteo 2:1-2 e 2 Timóteo 3:10-17. Se seguirmos esses exemplos que Paulo nos deixou, estaremos seguindo exemplos de Cristo para a nossa vida cristã.
Que em nossa caminhada cristã sejamos DOADORAS (são pessoas que tendem a ajudar os outros de forma altruísta, priorizando o bem-estar alheio, mesmo que isso signifique custos pessoais). Que em nossas relações interpessoais possamos fazer uma troca e interação sobre os ensinos da Palavra de Deus. Em Efésios 4:12-16, Paulo fala sobre o propósito da igreja ser edificada para que todos alcancem a unidade da fé e o conhecimento de Cristo. E fala mais em 1 Coríntios 10:24: “Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas o bem dos outros.”
Estabelecer um relacionamento intencional com Deus, separando tempo regularmente para estar a sós com Ele, é a nossa primeira prioridade. Porque eu sendo fiel a Deus, serei fiel a tudo que ele pede (1Co 4:2). Manter a Palavra viva dentro nós, para passarmos as outras pessoas, é um princípio básico cristão que não podemos esquecer, que essa prática é fundamental para a vida espiritual e que sua negligência pode levar à superficialidade e outros prejuízos.
A fidelidade e o amor de Deus nos oferecem segurança, Paulo nos ensina isso em Romanos 8:31. Então, se formos fieis a Cristo, seremos fieis a tudo. Desta forma, podemos ajudar outras pessoas que também precisam, assim como Paulo precisou de Barnabé e Timoteo precisou dos direcionamentos de Paulo. Irmã, um dia alguém vai precisar de você – e de mim também. Por isso, que estejamos preparadas para esse momento. Nos espelhando em Cristo, em Paulo, em Barnabé e tantos outros na Bíblia que deixaram esse ensino.
Aprendi a importância e responsabilidade de um mentor na minha vida. Sabemos que o nosso maior mentor sempre deve ser Jesus Cristo, mas também é importante uma irmã idônea na nossa vida, em Provérbios 11:14 fala a respeito.
O que aprendo, logo coloco em prática. Assim, como Deus nos ensina, Paulo passou a Timóteo e meu mentor passa a todos que ensina. Quero deixar essas palavras de encorajamento a todas: Sejam sempre fieis a Deus e todas nós seremos fieis em tudo que fazemos. Nunca esquecer os ensinos do nosso Senhor e praticar, porque pobre é aquele que só sabe e não as pratica.
Busque ter uma mentora cristã, aprenda os ensinos e coloque em prática, assim futuramente você será uma mentora, para poder ajudar outras irmãs. Dedique-se a Deus e as pessoas. Pessoas são muito importantes para Deus e se é importante para ele tem que ser para nós também. João 3:16 nos lembra disso. Hoje sou mentora de 4 irmãs, para honra e glória do nosso Senhor Jesus. Aprenda, pratique e ensine as outras.
Que Deus continue a nos abençoar sempre. Que seu nome seja sempre glorificado e exaltado para todo sempre. Amém.