Nós amamos construir relacionamentos. Inscreva-se no nosso blog para receber um e-mail sempre que publicarmos um novo artigo. Em breve, nossas e-news e newsletters estarão disponíveis em português.

Inscreva-se no nosso blog

Escolher Artigos por Hashtag

Enquete

Precisamos da sua opinião sobre como melhor atender às necessidades espirituais das mulheres brasileiras. Obrigada por compartilhar da sua voz!

Participar desta enquete

Visite nossa loja

Outras línguas

This devotional is also available in English.
Este devocional también está disponible en español.

IMG 20250717 WA0003Escrito por Karol Diogo, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro no Rio Grande do Sul 

Cuidar de pessoas é uma das principais maneiras que Jesus nos deixou como exemplo para continuar o seu trabalho, se não a principal. Formar homens e mulheres segundo o seu princípio bíblico. 

Paulo mentoreou muitas pessoas, no entanto foi com Timóteo que esse trabalho sem dúvida destacou-se mais claramente. A imagem de mentor transparece em 1 e 2 Timóteo, em especial no início de 2 Timóteo. Há muita riqueza em mentorear e o mentoreando. 

Faz quatro anos que recebo mentorias de uma irmã da igreja de Cristo, me deixar a ser mentorada por ela, está sendo uma reviravolta incrível na minha vida e minha vida espiritual. Acredito que todas nós deveríamos passar por essa experiência. Vejo muito essa atitude na Bíblia, Jesus fez isso com os apóstolos durante 3 anos, ensinou na teoria e prática. Assim, como o apóstolo Paulo fez com Timoteo e surgiu muito resultado. 

Podemos ver esses exemplos em 2 Timóteo 2:1-2 e 2 Timóteo 3:10-17. Se seguirmos esses exemplos que Paulo nos deixou, estaremos seguindo exemplos de Cristo para a nossa vida cristã. 

Que em nossa caminhada cristã sejamos DOADORAS (são pessoas que tendem a ajudar os outros de forma altruísta, priorizando o bem-estar alheio, mesmo que isso signifique custos pessoais). Que em nossas relações interpessoais possamos fazer uma troca e interação sobre os ensinos da Palavra de Deus.  Em Efésios 4:12-16, Paulo fala sobre o propósito da igreja ser edificada para que todos alcancem a unidade da fé e o conhecimento de Cristo. E fala mais em 1 Coríntios 10:24: “Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas o bem dos outros.” 

Estabelecer um relacionamento intencional com Deus, separando tempo regularmente para estar a sós com Ele, é a nossa primeira prioridade. Porque eu sendo fiel a Deus, serei fiel a tudo que ele pede (1Co 4:2). Manter a Palavra viva dentro nós, para passarmos as outras pessoas, é um princípio básico cristão que não podemos esquecer, que essa prática é fundamental para a vida espiritual e que sua negligência pode levar à superficialidade e outros prejuízos. 

A fidelidade e o amor de Deus nos oferecem segurança, Paulo nos ensina isso em Romanos 8:31. Então, se formos fieis a Cristo, seremos fieis a tudo. Desta forma, podemos ajudar outras pessoas que também precisam, assim como Paulo precisou de Barnabé e Timoteo precisou dos direcionamentos de Paulo. Irmã, um dia alguém vai precisar de você – e de mim também. Por isso, que estejamos preparadas para esse momento. Nos espelhando em Cristo, em Paulo, em Barnabé e tantos outros na Bíblia que deixaram esse ensino. 

Aprendi a importância e responsabilidade de um mentor na minha vida. Sabemos que o nosso maior mentor sempre deve ser Jesus Cristo, mas também é importante uma irmã idônea na nossa vida, em Provérbios 11:14 fala a respeito. 

O que aprendo, logo coloco em prática. Assim, como Deus nos ensina, Paulo passou a Timóteo e meu mentor passa a todos que ensina. Quero deixar essas palavras de encorajamento a todas: Sejam sempre fieis a Deus e todas nós seremos fieis em tudo que fazemos. Nunca esquecer os ensinos do nosso Senhor e praticar, porque pobre é aquele que só sabe e não as pratica. 

Busque ter uma mentora cristã, aprenda os ensinos e coloque em prática, assim futuramente você será uma mentora, para poder ajudar outras irmãs. Dedique-se a Deus e as pessoas. Pessoas são muito importantes para Deus e se é importante para ele tem que ser para nós também. João 3:16 nos lembra disso. Hoje sou mentora de 4 irmãs, para honra e glória do nosso Senhor Jesus. Aprenda, pratique e ensine as outras. 

Que Deus continue a nos abençoar sempre. Que seu nome seja sempre glorificado e exaltado para todo sempre. Amém.