Escrito por Michelle J. Goff, fundadora e diretora do Ministério Irmã Rosa de Ferro
Ao fazer uma viagem a outra cidade, um conflito crescia dentro de mim: haviam muitas pessoas a quem eu queria ver, mas eu não teria tempo suficiente. Em vez de simplesmente dizer um oi a cada um e terminar esgotada, decidi orar ferventemente para que Deus me guie a visitar a pessoa que mais seria encorajada com a minha visita.
Um nome me vinha à mente, como se estivesse sendo escrito em frente a meus olhos…então, lhe enviei uma mensagem e perguntei se ela teria tempo mais tarde para que nos vejamos e a possa visitar por um tempinho. Mais ou menos uma hora depois, ela me respondeu e me disse que sairia do trabalho às 16:00 horas e que seria um prazer se encontrar comigo.
O que ela não disse até mais tarde foi que estava comprometida a trabalhar até as 20:00 horas…ela quase nunca podia largar cedo, mas que esta noite, por um acaso, não precisavam que ela fique até o seu horário normal. Este “pequeno” detalhe, era só uma peça da história que Deus estava revelando e afirmando naquela noite.
Amizades de anos, e com tantas experiências compartilhadas, criam raízes. Ainda que se passem anos, essas amigas podem voltar a conversar como se não houvesse passado nem um dia desde a última vez em que estiveram juntas e se sentem confortáveis ao compartilhar dos gozos e desafios mais profundos de suas vidas.
Enquanto eu e minha amiga conversávamos na varanda de sua casa e também durante o jantar, a evidência da mão de Deus orquestrando o nosso encontro se fazia mais e mais evidente. Nos alegramos pela fidelidade e provisão de Deus. Choramos juntas por causa da dor e da consequência do pecado, até mesmo de pecados que não eram nossos. Compartilhamos de nossas lutas presentes sobre as quais podemos orar a Deus uma pela outra.
Nosso encontro divino de tornou sua própria história que dá glória a Deus, cheia de outras pequenas histórias de Deus. E quando nos despedimos mais tarde, definitivamente nos sentimos conectadas a Deus e uma à outra mais profundamente.
Como ministério este ano, nossa meta é: equipar mulheres a que se conectem a Deus e umas às outras mais profundamente através de histórias.
Quando compartilhamos histórias que dão honra a Deus, abrimos os nossos olhos a ver como Deus está trabalhando hoje. Começamos a reconhecer Sua mão em mais e mais situações, e a observar que tão vivo e ativo Ele é.
Quanto mais vemos a Deus em nossas vidas, mais histórias se transformam em histórias de Deus…DEUStórias.
Quanto mais vemos a Deus e ao Seu grande amor através dos personagens da Bíblia e suas histórias, mais vemos e confiamos na soberania de Deus…suas histórias se transformam em histórias de Deus…DEUStórias.
Nossas histórias e as histórias da Bíblia estão unidas ou tecidas como partes integrais da história do amor eterno de Deus. O foco principal da história do amor de Deus é Cristo.
Inventei a palavra DEUStórias para ressaltar o quanto Deus está por trás de todas as nossas histórias. Em Inglês o termo é HIStories (similar a HIStórias) para mostrar que as histórias pertencem a Ele (His) em vez de pertencer a nós. Quando unimos estas duas palavras, elas formam uma cruz, nosso foco principal.
Eu cresci na igreja e aprendi histórias como as de Noé e o dilúvio, a fé de Abraão, Daniel na cova dos leões, o bebê Jesus na manjedoura e muitas outras. No entanto, eu não entendia que essas histórias eram parte da grande história da Bíblia. A grande história de amor. Deus nos convida a ser personagens em Sua história, DEUStórias, sendo beneficiados por Seu amor. Quando eu estava na universidade alguns professores me ajudaram a conectar os pontos entre essas histórias individuais e a focar na história eterna que Deus continua escrevendo em nossos corações.
Cada história do Velho Testamento é uma sombra e afirmação do sacrifício perfeito de Jesus, o Cordeiro de Deus, quando se fez carne e habitou entre nós. A relação que Deus tinha com os israelitas, Seu povo escolhido, ilustra o caráter de Deus e nos faz lembrar que sempre teremos a oportunidade de buscar a Ele, escolher a Ele e obedecer Seus mandamentos, desenhados para nosso bem.
Nosso Deus, Yahveh, o Grande EU SOU é o mesmo hoje, ontem e sempre. É o autor, criador e arquiteto da melhor história jamais contada.
Somos uma pequena parte da história eterna de Deus. Ele poderia haver usado qualquer pessoa, mas nosso Pai celestial escolheu cada candidato imperfeito das Escrituras para que Ele receba a glória. Você vai permitir que Deus te use como candidata imperfeita contando a sua história para que Deus receba a glória? Como Ester, quem sabe se você não foi chamada exatamente para um momento como este…
Por favor, entre em contato conosco se está interessada compartilhar uma DEUStória da Bíblia ou uma DEUStória de sua própria vida. Obrigada por aceitar o convite para se conectar a Dios e com outras mulheres mais profundamente através destas histórias que dão glória a Deus, e por compartilhar de sua própria DEUStória com outros. É a nossa oportunidade de dar a glória a Deus e convidar outros a ter sua própria DEUStória com Ele.