Escrito por Débora Amaro, voluntária do Ministério Irmã Rosa de Ferro em Campo Grande, Brasil.
São muitos os relatos de Jesus onde sua divindade é manifesta com grande poder, e creio que ressuscitar pessoas seja a maior das suas demonstrações. Temos alguns relatos bíblicos, como o filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-17), Lázaro (João 11), a filha de Jairo (Mateus 9).
Porém, nesse momento, iremos nos ater a filha de Jairo. Não sabemos o seu nome, nem a sua idade, tão pouco a sua aparência. A única informação dela que nos é dada é sua descendência: filha de Jairo. Vamos ver a história completa:
‘‘Falava ele ainda quando um dos dirigentes da sinagoga chegou, ajoelhou-se diante dele e disse: "Minha filha acaba de morrer. Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá".
Jesus levantou-se e foi com ele, e também os seus discípulos [...]
Quando ele chegou à casa do dirigente da sinagoga e viu os flautistas e a multidão agitada, disse: "Saiam! A menina não está morta, mas dorme". Todos começaram a rir dele.
Depois que a multidão se afastou, ele entrou e tomou a menina pela mão, e ela se levantou.
A notícia deste acontecimento espalhou-se por toda aquela região’’.
(Mateus 9:18-19, 23-26)
Esta complexa história demonstra a compaixão de Jesus por mulheres e crianças, as quais, na maioria das vezes, eram menosprezadas na sociedade judaica do primeiro século.
Sabemos que Jesus tem poder para ressuscitar os mortos. Ele mesmo foi ressuscitado após sua crucificação e hoje vive ao lado direito do Pai. Porém, uma coisa somos nós sabermos, lermos, ouvirmos falar e outra é vivenciarmos de fato esse poder.
E aí é que está o mistério: não somos a filha de Jairo, mas também estávamos mortas e também fomos ressuscitadas!
Veja quão bela é a realidade do que Cristo fez por nós, nas palavras do apóstolo Paulo:
‘‘Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus’’.
(Efésios 2:1-7)
Como a filha de Jairo, não tínhamos (pelo menos no relato bíblico) nome e nem identidade.
Assim como Jairo intercedeu a Deus em favor de Sua filha, Jesus intercedeu a Deus em nosso favor.
Assim como duvidaram do poder de Deus naquela época, duvidam hoje do poder de Deus de transformar vidas.
Assim como Jesus sabia que havia esperança para a filha de Jairo, por que Ele é poderoso para trazer VIDA, assim Ele sabia que havia esperança também para nós através do Seu sacrifício.
Quando Jesus disse que não havia motivo de choro, riram-se dele. As pessoas que duvidam do poder de Deus, podem rir de nós e da nossa fé, mas não podem contestar contra um milagre: uma vida feita nova é um milagre!
A história da filha de Jairo também fala sobre nós: Cristo tem poder para ressuscitar! E é incrível saber que o mesmo poder que ressuscitou Jesus atua em nós hoje:
‘‘(...) E a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.
Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais…’’
(Efésios 1:19,20)
Existe algo que nosso Deus não pode fazer? O maior dos milagres Ele já realizou, dando vida nova a mim e a você.
Deus nos abençoe.