Escrito por Luzia Casali, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro em Porto Alegre - Brasil
A Palavra de Deus aplica o simbolismo do casamento para o relacionamento entre Cristo e a Sua Igreja. Ele, por meio do sacrifício pessoal escolheu a Igreja para ser Sua noiva.
Maridos, cada um de vocês deve amar a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e entregouse por ela para santificála, tendoa purificado pelo lavar da água por meio da palavra, e apresentála a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e sem culpa. (Ef 5:25-27)
Nos tempos bíblicos, após o noivo se comprometer com o casamento, voltava à casa dos pais para construir a moradia. Depois da moradia pronta, casava e levava a esposa para morar nela. Temos a mesma comparação de Cristo com a Igreja em Apocalipse 19:7: “Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou”.
No evangelho de João, capítulo 14, quando Jesus falava com Seus discípulos tinha esse costume hebraico em mente (vv. 2-3). Esses conselhos, dados durante a interlocução, servem para a Igreja hoje:
- Não Fiquem Perturbados
Jesus aconselha que mesmo quando enfrentamos lutas e provações pessoais, devemos seguir os passos Dele. Ele é o caminho (v. 6). É Ele que nos dará o direcionamento correto para as nossas vidas. Nós podemos ter a paz que excede todo o entendimento somente confiando Nele. Tendo a plena convicção que Ele está preparando os aposentos e virá nos buscar no Eterno Lar.
- Crer em Jesus e em Deus
Ele afirma, claramente, que devemos crer tanto no Pai como no Filho. E, se nós conhecemos a Cristo, vamos conhecer a Deus também. Quem vê Cristo vê Deus.
A maneira que temos para conhecer a Cristo é através da leitura dos evangelhos. É neles que estão contidos a vida, os ensinos, os milagres, a morte e a ressureição do Filho de Deus.
- A Obediência a Cristo é Demonstração de Amor
Jesus deixa claro que o amor a Ele e a obediência aos Seus mandamentos andam de mãos dadas sempre. E como vamos obedecer aos Seus mandamentos? Tendo conhecimento deles.
Como vamos conhecê-los? Através do estudo da Palavra de Deus. A Bíblia é a “boca” pela qual Deus fala conosco. Ela foi escrita por homens, mas falaram da parte de Deus (2Pe 1:20-21; 2Tm 3:15-16). É nelas que vamos saber a vontade e os mandamentos do Pai Celestial.
- Oração
Cristo deseja ter um relacionamento interpessoal conosco. Da mesma forma que Ele quer que saibamos a vontade do Pai e Dele, ele quer saber a nossa também.
Ele quer que peçamos ao Pai em nome Dele. É como se Ele fosse o nosso avalista. Se por um lado isso é fantástico, por outro gera muita responsabilidade. Não podemos pedir qualquer coisa, precisamos estar alinhados com a vontade do Pai. Precisamos estar alicerçadas na Sua Palavra. Se for da vontade de Deus, vai ser concedido. Também, não podemos esquecer de que Ele iria mandar o outro consolador. Ele prometeu e cumpriu. Mandou o Espírito Santo e nós somos o Seu santuário (1Co 6:19).
É o Espírito Santo que auxilia em nossas orações. Além de consolar, ajuda nas nossas fraquezas e nas nossas orações (Rm 8:26).
- Manter-se Fiel
Da mesma forma que a noiva tinha como responsabilidade a fidelidade ao noivo, a Igreja de Cristo deve ficar fiel à sã doutrina e aos Seus mandamentos.
Não podemos adorar a outros deuses. Para Deus é como cometer adultério, de acordo com Jeremias 3:13: “Mas reconheça o seu pecado: você se rebelou contra o Senhor, o seu Deus, e ofereceu os seus favores a deuses estranhos, debaixo de toda árvore verdejante, e não me obedeceu’ ", declara o Senhor”.
Portanto, o noivo já cumpriu a Sua parte: foi preparar lugar e mandou o outro consolador, o Espírito Santo de Deus. Nós, como a noiva de Cristo, não devemos ficar preocupadas porque cremos que o noivo foi preparar o lugar e virá nos buscar. Devemos, sim: ter fé em Deus e no Seu Filho; manter um diálogo constante com Ele através da leitura da Bíblia; obedecer a Palavra de Deus e nos mantermos fiéis a esse Deus misericordioso.