Escrito por Lisanka Martinez, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro na Venezuelz
Cada início de ano é uma oportunidade para um novo começo na vida cristã e também na nossa vida pessoal. Iniciamos um novo ano bíblico: projetos de discipulado, planejamento de atividades na congregação... Focamos em orar pelo que precisamos para crescer espiritualmente e, obviamente, como a sabedoria é parte essencial desse crescimento, ela está sempre incluída como um dos primeiros pedidos nas listas de oração.
Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre isso em dois versículos bem conhecidos:
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. (Tg 1:5 NVI)
O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento. (Pv 4:7)
Como é bem sabido, quando Tiago escreve sua carta às 12 igrejas dispersas, que foram perseguidas e estão passando por várias provações por causa de sua fé, ele as encoraja a encontrar alegria naquela situação. Ele lhes diz que assim obterão a paciência que os aperfeiçoará. Sem apontar a ninguém em particular, ele dá imediatamente este valioso conselho, de uma forma geral, direcionado a todos os destinatários: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria…”.
A sabedoria a que ele se refere leva a conhecer, compreender, discernir, compreender claramente, ter bom senso, tomar as decisões corretas e saber como aplicar e defender a verdade em todas as situações. Isso não foi aconselhado apenas a alguns — todos os cristãos dispersos precisavam dessa sabedoria — mas como adquiri-la?
Este tipo de sabedoria só pode vir de Deus; somente Ele, Seu Filho Jesus e o Espírito Santo são sábios o suficiente para concedê-la. É por isso que Tiago continua com a segunda parte deste versículo: “…peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Como podemos ver, Deus quer abençoar todos aqueles que pedem essa sabedoria sem se opor a nada do que já fomos, sem nos limitarmos pelo que Ele já nos deu, ou pelo número de vezes que pedimos. Este é um presente precioso que devemos pedir e ansiar para compartilhar Sua Palavra com outros para honrá-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo.
Quanto ao segundo versículo, sabemos que Provérbios é o livro da Bíblia onde aparecem muitas citações e instruções relativas à sabedoria com o propósito de nos aproximar de Deus. Nos capítulos iniciais, Salomão aconselha seus filhos a buscarem sabedoria e lembra que recebeu esse conselho de Davi, seu pai. No versículo 7 do capítulo 4, Salomão enfatiza a importância de adquirir essa sabedoria antes de qualquer outra coisa, que ele lhes diz ser a coisa mais importante que podem ter – o bem mais valioso acima de qualquer coisa que o homem deseja. Você tem ideia da importância de pedir, buscar e adquirir essa sabedoria com a ajuda de Deus? Isso nos permitirá conhecer, compreender e obedecer à vontade divina.
Então, sabendo que adquirir sabedoria tem grande relevância para o nosso crescimento espiritual, o que nos impede de pedi-la primeiro a Deus e de nos dedicarmos com esforço para buscá-la e adquiri-la? Não devemos ter limitações nem medo de pedir isso, como já aprendemos.
Portanto, uma forma pela qual devemos crescer ou florescer é adquirindo a sabedoria que vem do alto. Para isso, devemos eliminar os espinhos da indecisão, da procrastinação e do orgulho (acreditar que já somos sábias porque temos grande conhecimento da Bíblia, podemos citar muitos versículos de memória ou já passamos algum tempo em estudos teológicos). Também precisamos reconhecer que precisamos da ajuda de alguém como um afiador em nossas vidas para orar por sabedoria, para praticarmos como mulheres sábias em todos os aspectos de nossas vidas, e lembrar que Deus quer que Lhe peçamos para que Ele possa nos dar essa sabedoria sem censura.
Você tem coragem de praticar ser sábia a partir de agora com a ajuda de Deus? Vamos começar pedindo sabedoria a Ele.