Escrito por Jo Gower, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro no Arkansas
Isso pode mudar o mundo, orar mais como Jesus a cada dia.
Cristo Jesus é o Intercessor de todos os Intercessores. Em João 17:1-26 lemos que Ele orou por Si mesmo, por Seus discípulos e por nós (todos os crentes).
Oração por Si mesmo
Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.
(Jo 17:1b NVI)
Isso não é orgulho ou egoísmo. Podemos ver o que aconteceu antes disso. Durante a refeição da Páscoa, Ele se levantou da mesa para iniciar o processo de lavar os pés dos discípulos. Ele queria que eles vissem até onde iria o Seu amor (Jo 13). Ele compartilhou com eles que era hora de Ele deixar a terra, mas os consolou explicando que Ele enviaria o Espírito Santo como seu mentor.
Oração pelos Seus Discípulos
Jesus orou em voz alta por eles e por seu futuro difícil. Sem dúvida Ele sabia que Seus discípulos não teriam chance contra Satanás até que Ele fosse glorificado (Jo 7:39).
Ser glorificado? Essa seria a prova de que Jesus cumpriu o destino Dele (e o do homem). E assim libertar a humanidade da ditadura de Satanás. Colocou a humanidade posicionada sobre Satanás pela primeira vez desde que Adão e Eva abdicaram. Então o Espírito Santo poderia vir em auxílio da igreja nascente com poder sobrenatural.
Sendo glorificado reverteu para sempre a condição degradada de toda a raça humana. A queda de Adão trouxe vergonha, trouxe o pecado e o governo opressivo de Satanás. Mas Jesus trouxe à luz a vida e a imortalidade através do evangelho.
Jesus, o Último Adão, Se colocou entre o inferno e toda a humanidade. Em Jesus, Deus se tornou homem e pegou a bandeira de batalha caída que antes voava como símbolo do governo do homem sobre a criação, a bandeira que caiu junto com Adão e Eva. Jesus pegou aquela bandeira e ergueu-a novamente, e foi glorificado… em nosso nome! (Hb 2:5-18).
Portanto, a oração de Jesus pela glorificação não é um egoísmo tolo. É a mesma oração que Ele ensinou aos Seus discípulos anteriormente: “Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade” (Mt 6:9-10). Como sempre, a vontade do Pai foi o pedido principal de Jesus. E foi a vontade do Pai que Jesus fosse glorificado em nosso favor.
Deveríamos orar para sermos glorificados também?
Sim!!! Paulo escreveu que, nos olhos de Deus, já somos glorificados pela Sua graça. (Ro 8:30). Na mente do Pai, já fomos criados para sentar-nos com Jesus no reino celestial; isso permite que Ele nos “exiba” aos anjos e ao mundo sobrenatural sombrio. Ele prova a eles que Ele, e não Satanás, é verdadeiramente Deus e merece adoração (Ef 2:6-10).
Assim, por causa da obra altruísta de Cristo, partilhamos da Sua posição. Quando Ele foi glorificado, nós também fomos. A sua oração, “Glorifica o teu filho”, tornou o nosso glorioso destino uma realidade.
A História de Oração Pessoal de Jo Gower em João 17
Nos últimos anos, fiz parte de um grupo que ora pelas escolas do nosso bairro. Depois de orar ano após ano, decidi que era hora de fazer um curso de atualização.
Portanto, João 17 me pareceu a oração perfeita para refrescar as minhas orações. É a oração mais longa de Jesus registrada na Palavra de Deus. Meu desejo era e continua sendo focar intencionalmente em orar mais como Jesus. Isso me ajudou a ler a oração de Cristo lentamente e a vivenciar Sua grandeza majestosa — o Filho conversando com Seu Pai.
Lembrei-me de que Jesus estava orando pela libertação da igreja do poder de Satanás. Esta oração incrível ainda protege a igreja de Deus do maligno hoje. É poderoso orar esta mesma porção de João 17 sobre nossos amigos, famílias, comunidades e escolas.
Enviei um texto aos nossos parceiros de oração como um lembrete para orarmos por esta escola por mais um ano. Eu os encorajei a usar João 17 como modelo: Jesus pede nossa proteção contra o maligno nos versículos 11 e 15. Ele ora por nossa unidade nos versículos 21-23. Ele até pede ao Pai para nos santificar (para nos separar para Seu serviço santo) nos versículos 17-18.
Como você pode florescer em sua vida de oração agora que aprendeu a orar como Jesus fez?