Escrito por Beliza Kocev, Coordenadora do Ministério Irmã Rosa de Ferro no Brasil
Ele [Jesus] respondeu: "Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus
e lhe obedecem". (Lc 11:28 NVI)
Ao longo do ano passado falamos muito sobre a importância do nosso compromisso com Jesus, seja nas nossas orações, no nosso relacionamento com outras irmãs, com a igreja, com aqueles que ainda não são cristãos... sempre colocando diante de Deus todas as áreas de nossas vidas.
Uma das coisas que discutimos foi a importância de silenciar o barulho ao nosso redor, que nos distrai, para ouvir o nosso Senhor. Deus está falando conosco o tempo todo, usando sua criação, nossos irmãos da igreja e, principalmente, através das Escrituras.
No ano passado tive a oportunidade de fazer parte de um pequeno grupo de mulheres que se reuniam semanalmente em minha casa para juntas estudarmos Comprometida a Escutar, um livro do Ministério Irmã Rosa de Ferro que propõe 40 dias de devocionais para nos ajudar a exercitar o músculo da escuta.
Ao longo das nossas reuniões semanais muitas coisas aconteceram e crescemos juntas. E ainda que fôssemos um grupo de mulheres tão diferentes: mulheres de idades e profissões variadas, solteiras, casadas, algumas com filhos, outras sem (uma até ficou grávida durante o período em que nos reunimos) quando compartilhávamos as experiências que tínhamos tido com os devocionais ao longo da semana e as reflexões que eles provocavam percebíamos o quão parecidas somos.
Todas nós já nos conhecíamos, frequentamos a mesma congregação aos domingos, mas tivemos a chance de aprofundar nossos vínculos, chorar juntas por dores que não eram as nossas, celebrar as alegrias e conquistas e orar umas pelas outras. Foi tão bom que não estávamos preparadas para encerrar o grupo quando o livro acabou e começamos outro livro (Chamada a Escutar) para continuar nos reunindo.
Quando compartilhávamos nossos Elementos Comuns, frequentemente pedíamos ajuda umas às outras para mudar as áreas em que percebíamos que estávamos falhando. E quase todas as nossas orações envolviam pedir a Deus auxílio, força, coragem para colocar em prática aquilo que escutamos Dele naqueles exercícios.
De fato, escutar é o primeiro passo: se não escutarmos sequer saberemos que há algo a ser feito, nem como fazê-lo. Mas o que ficou muito claro para todas nós ao longo das semanas foi: precisamos fazer algo com o que escutamos, não podemos permanecer inertes. "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mt 7:24)
Muitas vezes o desafio parece grande demais, olhamos para nós mesmas e parece que há tanto a ser feito e melhorado que jamais chegaremos ao nosso objetivo. A vida cristã é uma jornada e ao longo desse processo, é praticar o que escutamos e aprendemos de Deus que faz com que sejamos transformadas, e que nos tornemos cada dia mais parecidas com Cristo. E várias coisas precisam ser colocadas em prática de novo e de novo. Com esforço e de forma intencional.
Aquele grupo de mulheres me abençoou muito. Tudo que vivemos e compartilhamos me edificou muito. E eu pude sentir o amor de Deus por mim através delas. Encontrei cuidado e acolhimento em minhas irmãs.
E se eu te disser que você também pode ter uma experiência assim? Aprofundar seus laços com suas irmãs em Cristo, exercitar escutar a Deus, receber apoio e encorajamento, e ser desafiada a colocar em prática as coisas que escutou...
Quero te encorajar a reunir um grupo de mulheres, mesmo que ainda não sejam muito próximas de você (ainda) e juntas estudarem Comprometida a Escutar. No nosso site você encontra todas as informações para te orientar em como iniciar esse processo. E nosso time está disponível e disposto a responder suas dúvidas.
Precisa de mais encorajamento? Aqui você pode assistir vídeos de outras irmãs que também participaram de grupos de estudo de Comprometida a Escutar em diversos países compartilhando suas experiências.