
Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. (Cl 3:17)
A gratidão é uma atitude que transforma vidas e a maneira como nos relacionamos uns com os outros e com Deus. Palavras são importantes, podem edificar, encorajar e converter. Mas a verdadeira gratidão, vai além do que dizemos, ela evidencia nossas ações. Tiago 2:17 diz que a fé sem obras é morta. Logo, a gratidão deve ser expressa através de atitudes que demonstrem nossa consideração.
Gratidão em movimento: Servir aos outros, ajudar alguém em necessidade ou mesmo realizar tarefas comunitárias, são bons exemplos de como podemos manifestar o que cita 1 Pedro 4:10: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”
Colossenses 3:17 nos convida a refletir sobre a maneira como vivemos a nossa vida cotidiana e a importância de reconhecer a agradecer a Deus em cada aspecto dela, reconhecendo as bençãos que recebemos, até nas mínimas coisas. “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5:18).
Enquanto escrevo, lembro das vezes em que passei por alguma dificuldade em alguma área da vida: eu só conseguia focar no problema. De um tempo para cá, venho buscando praticar a gratidão. Com essa mudança de mentalidade estou conseguindo desfocar do problema e enxergar lições para mim e que eu posso compartilhar com o meu próximo.
Foi uma escolha simples, mas que está tendo um impacto enorme em minha vida e consequentemente na dos que me cercam.
A profundidade dessa orientação bíblica impactou minha vida (vem impactando). A ideia de que tudo que faço deve ser feito em nome do Senhor, me faz perceber que preciso estar em constante vigilância para que o digo e o que faço sejam atitudes alinhadas, porque isto, representa a fé que professo.
Há dois anos aconteceu algo em minha vida, um momento realmente desafiador, antes eu deixaria a impulsividade me dominar... mas há dois anos venho perguntando a Deus: Como posso agir nesta situação em nome de Jesus? Com isso, venho escolhendo a paciência e empatia, ao invés da raiva e culpa.
Ao invés de entrar em embates, optei por aguardar o agir de Deus com gratidão por tudo que vem acontecendo nesses dois anos. Não é fácil, mas não é impossível quando deixamos o que o Senhor nos direcione. Deixar Deus agir e sossegar, está sendo gratificante, mesmo em meio às dificuldades.
Hoje, consigo enxergar o cuidado de Deus a cada desenrolar de situações e posso agradecer com sinceridade de coração.
Encorajo a todas que leem estas breves palavras a serem gratos em qualquer circunstância e experimentar do cuidado de Deus não importa o quão complicada a situação pareça ser.