Uma vez comprei um móvel pequeno pela internet e precisei montá-lo. Como era pequeno, fiz como achei que seria. Que desastre! Precisei refazer, olhando para o manual da montagem. Já aconteceu algo assim com vocês?
Na vida cristã, também precisamos ter versículos da Bíblia que nos guiem para sabermos se estamos construindo a nossa vivência como o Pai deseja. Ainda bem, que Deus através do apóstolo Paulo nos deixou um verdadeiro tesouro para ser nosso guia na vida cristã.
Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. (Cl 3:17 NVI)
Vocês já pensaram na riqueza desse versículo?
"Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação... "
Quando ele fala tudo, é tudo mesmo: o que nós fizemos ou vamos fazer na nossa vida como mulheres cristãs. E vai além, não é só em ação!!! Devemos vigiar o que pensamos. Portanto, as nossas ações e os nossos pensamentos devem ser para honrá-Lo. Sem dúvida, é a nossa fé que deve conduzir esse comportamento.Mas para sabermos o que precisamos ser, precisamos transformar a nossa mente, como Romanos 12:2 adverte:
"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Transformando a nossa mente, transformamos as nossas ações. Mas como fazer isso?
Precisamos ler a palavra de Deus, participar de aulas e orar pedindo ao pai sabedoria. A fé cristã é uma fé de ação, não estática. Não é só de conhecimento, precisamos colocar em prática o que aprendemos nas Escrituras sagradas. A Bíblia é um espelho para nos mostrar se as nossas atitudes estão de acordo com a vontade de Deus, ou melhor, se estamos agindo conforme a vontade de Deus como filhas, esposas, mães, amigas, profissionais...
- Como filhas: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Ex 20:12). Significa ter respeito apesar de qualquer coisa que eles tenham feito para nós.
- Como esposas: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gn 2:18). Precisamos auxiliar o esposo para o crescimento do Reino de Deus e fortalecimento da família.
- Como mães: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22:6). Isso é promessa! Precisamos ensinar nossos filhos sobre Deus e a salvação no Seu Filho Jesus Cristo.
- Como amigas: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas” (Mt 7:12).
- Como profissionais: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo" (Cl 3:23-24). Por mais que não gostemos da chefia, precisamos dar o melhor de nós, como se estivéssemos trabalhando para Deus.
" ... façam-no em nome do Senhor Jesus.."
Precisamos ter a autorização dEle para agirmos. Uma boa ilustração sobre isso é que quando usávamos cheque, ele só poderia ser descontado se a assinatura no cheque fosse correspondente com o titular da conta do cheque. Se não correspondesse, a pessoa no caixa, não pagaria. A assinatura certa autorizaria a retirada do valor. Portanto, devemos ter, bem claro, nas nossas mentes, que as nossas ações devem estar sendo autorizadas por Cristo.
" .. dando por meio dele graças a Deus Pai."
Por que dar graças? Não podemos esquecer que fomos compradas por alto preço, o sangue do próprio filho de Deus. Portanto, o que fizermos deve ser sempre em respeito, honra e submissão ao Senhor. Fomos compradas, logo a nossa vontade não é mais nossa, devemos ser submissas à vontade de Cristo. Cristo deve ser glorificado nas nossas vidas.Uma vez que Cristo morreu em nosso lugar e é graças a Ele que temos remissão dos nossos pecados e por causa dEle, o véu do templo foi rasgado e por isso, temos acesso, em oração ao Pai Eterno. E o mais incrível é sabermos que vamos passar a eternidade junto dEle.
E sempre dando graças a Cristo. Sempre tendo um coração agradecido. Não importando o que precisamos fazer.
Nosso desafio é ter em mente que as nossas atitudes devem ser para honrarmos a Deus, a Cristo e ao Espírito Santo. Porque Cristo é que nos autoriza.
E, acima de tudo, termos sempre um coração agradecido!