
Como psicóloga, vejo pacientes cheios de ansiedade entrando e saindo do meu consultório diariamente. A ansiedade entre crianças e jovens está em alta. A geração atual é uma das gerações mais ansiosas da história, mas Cristo nos chama para algo diferente. Filipenses 4:6-7 (NVI) nos diz:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Ao refletir sobre esse versículo, sou lembrada do momento em que senti mais ansiedade em minha vida e senti que tinha muito pouco pelo que agradecer. Num mundo cheio de coisas que podem nos deixar ansiosas, como podemos ser obedientes às escrituras e permitir que “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” entre em nossa vida?
A Provação
Queridas irmãs, confesso que muitas vezes luto com o cronograma de Deus, o que tem sido a principal fonte da minha ansiedade no passado. Passei por momentos particularmente difíceis com o tempo de Deus na primavera de 2018. Meu marido e eu fomos abençoados com uma linda menina um dia antes do Natal de 2014. Discutimos a expansão de nossa família e eu tive uma visão definida de como nossa família deveria ser. Depois de dois anos tentando ter mais filhos, recorremos a profissionais médicos em busca de orientação. Pouco antes da Páscoa recebi um diagnóstico de infertilidade e fui informada que meus óvulos eram de “má qualidade”. Não passou despercebida a ironia de que, embora o mundo fosse decorado com ovos de cores vivas, disseram-me que os meus eram velhos e empoeirados!
De repente, a visão da minha família foi demolida junto com a minha fé. O inimigo usou essa notícia para me separar de Deus e aumentar minha ansiedade e depressão. Achei muito difícil ser grata por qualquer um dos numerosos presentes com os quais Deus nos abençoou anteriormente. Minha ansiedade sobre nosso futuro e como seria nossa família aumentava diariamente e perdi a fé naquilo em que sempre acreditei: que Deus estava sempre trabalhando para o nosso bem. Apesar da minha atitude e falta de fé, Ele ainda estava trabalhando em meu favor. Deus continuou a resolver as coisas para o nosso bem e para o bem dos outros porque Ele pode ver muito mais para as nossas vidas do que nós.
Deus Nunca Falha
Em 2020, fui abençoada com a oportunidade de iniciar um grupo de apoio junto com algumas amigas da igreja para mulheres que também sofrem de infertilidade. Pudemos nos erguer, apoiar umas às outras e direcionar umas às outras para Cristo. Deus usou minhas circunstâncias difíceis para se aproximar de mim e dos outros. Em janeiro de 2021, Deus superou todas as expectativas e descobrimos que estávamos grávidos do nosso filho e ele foi o complemento perfeito para a nossa família na hora certa. Através desta provação, Deus resolveu as coisas para o nosso bem maior e me deu o privilégio de servir outros que trilham um caminho semelhante.
Quando enfrentamos grandes provações, como podemos aumentar nossa gratidão e diminuir ansiedade sobre o futuro?
Confiando nas Disciplinas Espirituais
Achei três disciplinas espirituais úteis para me aproximar dEle e aumentar minha fé em tempos de dificuldades.
1 - Manter um diário de gratidão me ajudou a focar nas coisas que Deus me deu e ver que Ele tem um plano perfeito para minha vida e me dá muito mais do que eu poderia esperar ou orar.
2 - A disciplina espiritual do silêncio e da solidão me ajudou a abafar os pensamentos e opiniões deste mundo e a manter meus olhos em Cristo e no que Ele queria para minha vida. Isso me fez reservar tempo para oração e súplica. Através dessa prática, consegui meditar nas escrituras e diminuir a comparação, inveja e ansiedade que estavam me roubando a alegria que Deus queria para mim.
3 - Por fim, aumentei meu tempo na Palavra e me dediquei à memorização das escrituras para combater pensamentos ansiosos usados pelo inimigo para me fazer duvidar de Deus e de Sua vontade para minha vida.
Embora minha luta com a infertilidade tenha sido difícil, Deus usou esse tempo para aumentar minha fé e me aproximar Dele. Quais disciplinas espirituais você pode incorporar em sua vida diária para interromper o ciclo de ansiedade e começar a viver a vida plena que Deus deseja para você?