Você tem um livro favorito? Pode ser da sua infância ou algo que você leu quando adulto. Há uma boa chance de você já ter lido várias vezes e adora recomendá-lo a outras pessoas. Pode ser uma história de ficção ou um livro de não ficção que mudou sua vida. Livros impactantes são escritos por autores dotados por Deus com um dom especial para as palavras.
A Bíblia é seu livro favorito? Espero que sim. Provavelmente todos nós já tivemos temporadas em nossas vidas em que era e temporadas em que não era. O autor do Salmo 119 tinha um amor profundo e permanente pela Palavra de Deus, que permaneceu firme mesmo em épocas difíceis (v. 81-93). Vamos aprender com ele.
Este autor definitivamente tinha aquele dom dado por Deus para uma escrita poderosa. Ele escreveu o Salmo 119 como um poema acróstico (acróstico é um poema em que cada verso começa com as letras que formam uma palavra). Quando você estava na escola, você já teve que escrever um poema acróstico onde cada verso começava com a próxima letra do seu nome? Eu era péssima nisso. O poema sempre soou forçado. O Salmo 119 é dividido em estrofes de oito versículos. Dentro de cada estrofe, todos os oito versículos começam com a mesma letra do alfabeto hebraico! É difícil para nós vermos essa forma artística, pois não lemos no original hebraico. Você consegue se imaginar escrevendo oito versículos que começam com uma letra difícil, como “X”? Este autor faz isso perfeitamente e não parece forçado. Ele utiliza sua habilidade extraordinária e todo o alfabeto hebraico para expressar seu amor pela Palavra de Deus.
Tenha em mente que ele não está falando sobre a Bíblia completa como a conhecemos. Ele está se referindo aos primeiros cinco livros do Antigo Testamento: leis, decretos, estatutos, mandamentos e ordenanças de Deus. Aqui estão algumas maneiras que ele descreve a lei de Deus:
- Grandes despojos/tesouros/riquezas - v. 14, 162
- Uma delícia – v. 24, 77, 143
- Um caminho – v. 35
- Um conforto - v. 52
- Uma luz para o nosso caminho – v. 105
- Mais doce que o mel – v. 103
- Um refúgio e escudo – v. 114
- Melhor que o ouro puro – v. 127
- Eterno – v. 160
- Uma fonte de grande paz – v. 165
Posso dizer isso sobre grande parte da nossa Bíblia, mas essas descrições não são como eu pessoalmente descreveria Levítico ou Deuteronômio. Esse homem entende que as leis de Deus têm como objetivo nos abençoar, assim como as regras de um pai sábio e amoroso permitem que um filho prospere em um ambiente seguro.
Ao longo deste salmo, o autor alude à escuta de Deus através das Escrituras.
- Ensine-me seus decretos para que eu possa ensinar outros. -v. 12-13
- Falei Contigo e Tu me respondeste. -v. 26
- Direciona-me no caminho de Seus comandos. -v.35
- Ensine-me conhecimento e bom senso. -v. 66
- A lei da sua boca é preciosa. -v.72
Eu te encorajo a escutar a Deus através de Sua Palavra essa semana. Peça a Ele para te ensinar e direcionar. Leia primeiro o Salmo 119 e no dia seguinte, leia seu livro favorito da Bíblia.
- O que Deus está te ensinando enquanto você se comprometer a escutar através de Sua Palavra escrita?
- Como você pode se apaixonar mais por Ele e pelos decretos que Ele estabeleceu porque Ele ama você?
- Existe alguém a quem você possa recomendar Seu Livro?
A propósito, porque este autor amava tão profundamente os estatutos de Deus – e usou o seu talento para glorificá-Lo – Deus acrescentou o poema deste homem às Escrituras para todas as gerações futuras! Que honra!