Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que
olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece
a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas
praticando-o, será feliz naquilo que fizer. (Tg 1:22-25 NVI)
Ponderar. Meditar e pensar intencionalmente. Juntamente com a oração, a ponderação pode trazer entendimento dos caminhos de Deus.
Foi só quando me tornei mãe que realmente entendi o que a Bíblia queria dizer quando disse “Maria meditou sobre essas coisas...” Há momentos na vida dos meus filhos que nunca esquecerei. Certas expressões faciais. Sons de suas vozes que tinham significado, não necessitando de palavras. O olhar inocente enquanto dormiam com um leve zumbido ao expirar. Tudo gravado na minha memória porque ao testemunhar a beleza do meu filho, contemplei e ponderei profundamente aquele momento; nunca querendo esquecer o milagre de tudo isso.
Há quarenta anos, experimentei a coisa mais próxima que já tive de Deus escrevendo na parede para me dar uma resposta a uma pergunta profunda e desafiadora; devo ou não devo me casar? Tomar uma decisão tão grande de juntar minha vida com outra pessoa para sempre me trouxe noites agitadas e sem dormir. Depois de uma noite de bastante oração, me senti esgotada e confusa na manhã seguinte. Eu estava enrolando, fazendo uma lista de tarefas que estavam reservadas para os sábados. Uma delas era ligar para um número que eu não conhecia. Naquela época (1985) não haviam celulares, nem internet, então peguei um livro de 12 centímetros de espessura: a lista telefônica. Era repleto de anúncios de todas as empresas da cidade de Denver. Enfiei o polegar na metade, abri em uma página aleatória e coloquei sobre a mesa. Prendi a respiração quando meu coração começou a bater rapidamente em meu peito.
Deixe-me explicar: para ajudar a navegar em um aglomerado tão grande de anúncios, no topo de cada página estava o nome da primeira item daquela página, depois um hífen com o nome do último item. Depois da noite de oração que tinha acabado de passar, eu a abri a lista na página que dizia: “matrimônio-Mason”. Imagine! O meu lado humorístico dizia: “ok, Deus, acho que vou tentar de novo...”, mas cortei essas duas palavras e carreguei-as na carteira durante mais de 20 anos. Quatro filhos e quatro netos depois, no próximo julho será o nosso 40º aniversário de casamento.
Essa foi a última vez que Deus escreveu com letras garrafais para mim. Mas houve muitas outras vezes em que tive que procurar maneiras de escutar o que Ele estava dizendo. Além de todos os meios típicos de escutar a Deus; estudando a palavra, oração focada com Ele e tendo comunhão com cristãos, encontrei várias outras maneiras que me ajudam a sentir que Deus está falando diretamente comigo.
Música. Já escrevi em blogs anteriores que a música eleva minha alma e me conforta, inspira e encoraja. Você pode questionar como Deus está falando através das palavras do homem, mas frequentemente a música certa chega no rádio na hora certa para suprir minha necessidade. Se isso não é Deus no controle, então não sei o que é.
Quietude. Depois de orar, especialmente se preciso de conforto ou orientação de Deus, descubro que ficar sentada quieta pode trazer respostas. Depois de pedir a Ele que me ajudasse, devo a Ele alguns minutos de escuta atenciosa e silenciosa. O salmista disse em 46:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Deus quer que eu saiba que Ele é força. Se Ele pode proteger Seu povo (israelitas) de forças hostis, então sei que no meio dos meus problemas, Ele me dá sustento.
E, finalmente, escuta intencional. Para mim, isso é diferente da minha quietude silenciosa. Estou falando sobre escutar os outros e procurar maneiras de tratar o próximo como a mim mesma. Afinal, esse é o segundo maior mandamento segundo Jesus (Mt 22:39).
A maioria das minhas conexões profundas tem sido com estranhos, através dos quais escuto Deus quando me esforço para ouvir. A questão de pedir a Deus entendimento espiritual e maneiras de servir melhor em Seu Reino é que Ele sempre responderá e me apresentará oportunidades de mostrar Seu amor, tornando mais fácil o caminho de outra pessoa.
Eu prometo que se você buscar fervorosamente maneiras de encontrá-Lo, Ele lhe mostrará. Ele sempre mostra.