Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de
testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta. (Hb 12:1 NVI)
Aprendemos muito conforme envelhecemos. O envelhecimento traz consigo uma série de doenças que desafiam as nossas capacidades físicas. Embora não seja inédito, é raro que pessoas de 80 anos participem de corridas. Meus problemas nas costas podem atestar que envelhecer nem sempre é divertido! Mas um dos piores problemas que tive nos últimos anos tem a ver com a minha habilidade de ouvir.
Há alguns anos, comecei a ter breves períodos de perda auditiva. Meus ouvidos pareciam entupidos e eu me esforçava para ouvir vozes, especialmente a voz baixa do meu marido. Essas sensações duravam de três dias a três semanas, até que no ano passado perdi a audição de tons graves no ouvido esquerdo por quatro meses. No trabalho, tive que me esforçar para ouvir meus alunos. Sentada do lado do meu marido no carro, muitas vezes eu não sabia que ele tinha falado comigo. E na igreja, ficou difícil louvar a Deus com meus irmãos e irmãs porque meu próprio canto era tudo que eu conseguia ouvir. A fonoaudióloga explicou que meus ouvidos estavam produzindo um fluído interno que afetava minha capacidade de ouvir e que esses episódios iam e vinham, mas pioravam com o tempo. Meus ouvidos estão trabalhando contra mim!
Às vezes, somos nossos piores inimigos. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de escutar. Nossas prioridades e desejos nos impedem de ouvir os outros. O pecado e a auto-absorção criam um fluído interno que bloqueia qualquer som que não seja a nossa própria voz, e deixamos de escutar as necessidades daqueles que nos rodeiam. É fácil perder nosso foco no que Deus está tentando nos dizer. Buscamos prazer ou descanso em outras coisas além de Deus, ou nos inclinamos à raiva, à ansiedade ou ao ressentimento. Esses períodos de perda auditiva podem ser breves ou podemos passar a vida inteira ignorando Deus em favor de nossas emoções ou desejos.
Hebreus 12:1 nos diz que estamos participando de uma corrida. Temos a vantagem de ter um treinador de corrida que vive dentro de nós — o Espírito do Deus vivo. Estamos deixando que nossas prioridades nos impeçam de ouvi-lo? Nosso pecado está apagando o Espírito Santo? O treinamento diário está disponível através da Palavra de Deus. Somos capazes de ouvir Suas instruções?
Jesus frequentemente diz aos Seus ouvintes: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Nosso relacionamento com Deus sofre quando ouvimos apenas os nossos próprios desejos. Sejamos seguidores de Cristo que têm ouvidos para ouvir!
Muitas vezes pensamos na corrida como um esporte individual, mas não devemos subestimar a importância de conhecer os nossos colegas corredores. Assisti uma corrida nas Olimpíadas esse ano em que um corredor tropeçou acidentalmente em outro participante e ambos caíram e foram desqualificados. Que trágico para quem treinou tanto para chegar à corrida dos seus sonhos! Não queremos ser tão egocêntricos a ponto de causar a nossa própria queda e ainda afetar os outros. Dito de outra forma, quando tudo o que podemos ouvir somos nós mesmos, não podemos ouvir uns aos outros. Se quisermos “correr com perseverança”, precisaremos encorajar e ser encorajados pelos nossos colegas corredores.
À medida que envelheço e sofro cada vez mais de perda auditiva, é preciso mais esforço para escutar. Recuso-me a me retirar para dentro de mim mesma. Em vez disso, procurarei ativamente maneiras de adorar, interagir e me conectar com outras pessoas, apesar da doença que estou enfrentando. Jesus curou um surdo-mudo tocando seus ouvidos (Mc 7:31-37), e Ele pode abrir meus ouvidos também – tanto físicos quanto espirituais. Oro para que Ele remova o pecado e o egoísmo que me impedem de ouvi-Lo e aos outros enquanto procuro ativamente escutar.
De quais maneiras você pode escutar a Deus mais ativamente essa semana?