Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.
As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são
poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda
pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. (2 Coríntios 10:3-5 NVI)
Em 2 Coríntios 10:5 o apóstolo Paulo fala sobre submeter todo pensamento à obediência a Cristo, e ele nos mostra isso através da sua vida.
Lendo os versículos anteriores, percebemos que Paulo defende a sua autoridade como apóstolo diante da igreja em Corinto. Ainda que alguns o julgassem, ele explica que não está andando em mundano proceder, como alguns tiveram a ousadia de falar, porém ainda que andasse na carne não procederia do mesmo jeito. Porque seja o que for que tenha sido dito ou feito contra o evangelho, nossas armas são poderosas em Deus, destruindo toda fortaleza, mas como deve ser nosso proceder? Deus faz sua parte e nos diz que devemos levar cativo nosso pensamento em obediência a Deus, porque Deus providenciará ajuda.
Como cristãos o nosso abecedário é OBDC (obedecer), porém com amor.
O Senhor Jesus nos ensina em Lucas 6:45 “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”. O que quer que esteja em nossos corações, isso é o que nossa boca dirá. O coração é também uma referência às nossas mentes, em Provérbios capítulo 4:23 lemos uma orientação: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”, aprendemos o quão importante é sermos cuidadosas com o que pensamos, pois nossa vida é dirigida pelos nossos pensamentos. Fazendo vínculo entre os dois textos, entendemos que os pensamentos saem da mente (ou coração como os judeus o chamavam e conheciam) e o que se tem na mente falamos.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4:8)
No livro de Filipenses 4:8, somos orientados sobre que tipo de pensamento deve ocupar nossas mentes. De fato, sabemos que se o Espírito Santo não estiver conosco não conseguiremos cumprir essa missão. E uma vez que entendemos que é a nossa mente que dirige as escolhas que faremos nas nossas vidas, enchamos nossa mente de tudo o que é bom e que é louvável, isto é tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.
No meu caminhar na vida cristã, submeter meus pensamentos à obediência a Cristo nunca foi fácil, e ainda trabalho nisso, Deus está me transformando para levar cativo todos os meus pensamentos, como Paulo nos ensina, e sei que as armas do nosso exército espiritual são poderosas em Deus.
Deus abençoe e continue transformando a vida de todas nós, abraços!