Frequentemente cantamos um hino que diz:
Fixe seus olhos em Jesus
Contemple sua face maravilhosa
E as coisas do mundo irão perder seu brilho
Com a luz da sua glória e graça
Essas palavras escritas por Helen Lemmel falam de Escrituras ditas há muito tempo sobre o nosso foco na vida.
O autor de Hebreus escreve: “…tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé…” (Hb 12:2a NVI).
Outras versões referem-se a Jesus como aquele "por meio de quem a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa."
Meu pai, que cresceu em uma fazenda, usou o exemplo de um fazendeiro que arava com um arado manual antigo. Suas fileiras eram retas porque ele se concentrava em um poste ou árvore à distância enquanto arava, em vez de olhar para o chão ou para a paisagem.
Paulo escreveu: "Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Cl 3:2).
A nossa vida cotidiana tem coisas que nos distraem; podem ser necessidades como o trabalho ou a família, ou estar concentrados nos prazeres da vida.
Quando Mateus conta que Pedro andou sobre as águas, ele escreve: “Então, Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi em direção a Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou, ‘Senhor, salva‑me!’” (Mt 14:29-30).
Veja o que Mateus diz:
1. Pedro havia pedido para ir até Jesus (Mt 14:28).
2. Pedro saiu do barco (Mt 14:29).
3. Pedro andou sobre as águas (Mt 14:29).
4. Então, Pedro começou a olhar para a tempestade... os ventos e as ondas... ficou com medo... e começou a afundar (Mt 14:30)
Pedro tirou os olhos de Jesus e começou a observar a tempestade. Foi aí que ele teve um problema.
Fazemos a mesma coisa quando nos deparamos com as dificuldades da vida, sejam elas de relacionamentos, finanças, saúde ou qualquer outra coisa. Isso é o que agrada ao maligno — esquecermos que Jesus é a nossa Rocha.
Davi escreveu: "A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!" (Sl 62:1-2)
De volta a Pedro: os versículos que seguem o seu pedido de ajuda nos contam que Jesus estendeu a mão e segurou Pedro e juntos voltaram para o barco. Isso significa que Pedro andou sobre as águas pela segunda vez… com Jesus ao seu lado. A redenção faz isso por nós quando olhamos para Jesus como Pedro fez.
Jesus faz o mesmo por nós quando olhamos para Ele – Ele nos leva à segurança.
Há uma citação que me dá paz em relação às tempestades da vida:
“Às vezes Deus acalma a tempestade, mas às vezes Deus deixa a tempestade se agravar e acalma Seu filho.”
Quando nos concentramos em Jesus, confiando que Ele cumprirá Suas promessas e estará sempre conosco, as tempestades da vida terão menos poder sobre nós.
Há muito tempo, Moisés escreveu: "Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará" (Dt 31:6).
Isaías reafirmou essa promessa em palavras diferentes:
Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador. (Is 43:1b-3a)
Fixar nossos olhos em Jesus significa procurá-lo nos acontecimentos cotidianos da vida, buscando fazer Sua vontade. Significa confiar que Ele intercede por mim quando não sei orar, quando a vida entra em colapso e as palavras não vêm.
A pergunta que faço é: O que há na minha vida que me impede de focar em Jesus, meu Redentor?