Escrito por Marbella Parra, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro em Honduras
Na minha vida cristã passei por diferentes fases. Houve momentos em que senti que estava fazendo coisas para Deus, mas não me sentia realmente próxima Dele. Mais de uma vez, me perguntei: como posso diagnosticar e avaliar minha vida espiritual? Você já se sentiu assim ou se fez a mesma pergunta? Qual método podemos usar para avaliar a nossa vida espiritual e o nosso relacionamento com Deus? Neste blog, analisaremos os ensinamentos do apóstolo Paulo, em Gálatas 5 e Romanos 8, para definir o que é espiritualidade e aprenderemos como criar nosso próprio termômetro para analisar nosso relacionamento com Deus.
Quando falamos de espiritualidade, tendemos a confundir alguns aspectos. Muitas vezes, qualificamos como espiritual alguém que pratica disciplinas espirituais, ou seja, alguém que ora, medita nas Escrituras e frequenta cultos, entre outras coisas. No entanto, embora as disciplinas espirituais nos levam à espiritualidade, elas não são o sinal definitivo de que somos verdadeiramente espirituais. Ao lermos Romanos 8 e Gálatas 5, notamos que o apóstolo Paulo descreve uma pessoa espiritual como alguém que é guiado pelo Espírito Santo para produzir Seu fruto (e.g. amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança em Gl 5:22-23). Nesse sentido, ser espiritual não tem tanto a ver com um conjunto de atividades que realizamos, mas com um estado: um nível de conexão com Deus. Neste nível de relacionamento com Deus, o Espírito Santo nos influencia muito, capacitando-nos a ter atitudes que reflitam o caráter de Cristo e a abandonar as atitudes carnais.
Infelizmente, muitos de nós invertemos a fórmula. Acreditamos que, através de grande força de vontade, devemos atingir um nível de perfeição que nos permita ser dignos de Deus. Contudo, a boa notícia é que mesmo não sendo dignos, através do sacrifício de Jesus, temos a oportunidade de sermos perdoados e recebermos o Espírito Santo. Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo afirma que somos adotadas como filhas de Deus e recebemos o Espírito pelo qual podemos chamá-Lo de “Papai”. Que mensagem poderosa e consoladora! Isto significa que se quisermos desenvolver o caráter de Cristo, a única maneira de fazer isso é procurar Deus com um coração humilde e nos entregar à orientação do Espírito Santo. A fórmula é que quanto mais O buscamos e nos humilhamos diante dEle, mais próximos estaremos de Deus, e seremos transformadas e capacitadas pelo Seu Espírito Santo.
Podemos então dizer que um coração próximo de Deus é aquele que se humilha diante Dele e que descansa na graça recebida por meio de Jesus. O resultado disso é uma pessoa que está em processo de santificação através da orientação do Espírito Santo para viver conforme a imagem de Cristo. Tendo isto em mente, as nossas ações são um sinal da nossa proximidade ou distância de Deus. Se uma pessoa está perto de Deus, ela O refletirá através do fruto do Espírito, mas também, uma pessoa que está longe Dele irá refleti isso através do fruto da carne. Em suma, minhas ações pecaminosas são os sintomas do meu afastamento de Deus, e minhas boas ações são os sintomas de me aproximar Dele.
A partir disso, podemos criar um termômetro espiritual pessoal que nos ajuda a identificar em nós mesmos o quão próximos ou distantes estamos de Deus. Um termômetro precisa de uma escala de medição positiva, então nesta parte usaremos o fruto do Espírito Santo como referência. Também precisamos de uma escala de medida negativa na qual colocaremos o fruto da carne. Nosso processo de diagnóstico (que deve ser diário) envolve avaliar nossas atitudes, pensamentos e palavras ao longo do dia e ver em qual direção eles se mexem. Minhas ações, pensamentos e palavras são um reflexo do fruto do Espírito Santo? Se a resposta for não, isso é sintoma de que nosso coração não está próximo de Deus. Nesses momentos, reservemos um tempo para buscar Sua presença, nos arrepender e pedir Sua orientação e o controle do Seu Espírito Santo. Se a resposta for sim, damos glória a Deus porque sabemos que o bem que há em nós não vem do nosso esforço, mas da obra do Espírito Santo em nossas vidas, por isso devemos continuar a buscá-Lo diariamente para continuar sendo aperfeiçoadas Nele.
Você estaria disposta a usar este termômetro espiritual todos os dias? Você acha que isso te ajudaria a crescer em seu compromisso com Deus?
Nós amamos construir relacionamentos. Inscreva-se no nosso blog para receber um e-mail sempre que publicarmos um novo artigo. Em breve, nossas e-news e newsletters estarão disponíveis em português.
Escolher Artigos por Hashtag
Enquete
Precisamos da sua opinião sobre como melhor atender às necessidades espirituais das mulheres brasileiras. Obrigada por compartilhar da sua voz!
Visite nossa loja
Meu termômetro espiritual
Quer se manter informado?
Se você quer se inscrever para receber nossas notícias mensais por Email, preencha o formulário.