Escrito por Alina Stout, voluntária no Ministério Irmã Rosa de Ferro no Oklahoma
Escolhemos entregar nossos corações a Deus. Bom! Agora, estamos protegendo nossos corações de qualquer coisa que possa tentar tirá-lo de Deus?
Pensemos em Salomão, um homem que foi fiel nos primeiros anos de vida, mas que desviou seu coração de Deus à medida que envelhecia.
Salomão nasceu por causa da misericórdia de Deus. Seu pai era Davi e sua mãe era Bate-Seba. Davi mandou matar o marido de Bate-Seba depois de ter um caso com ela. Como consequência, Deus não permitiu que seu primeiro filho vivesse (2Sa 11-12). Contudo, uma vez que Davi se arrependeu (2Sa 12:13, Sl 51), Deus permitiu que eles tivessem um segundo filho chamado Salomão (2Sa 12:24).
Deus amou Salomão, e Salomão amou a Deus (2 Sa 12, 1 Rs 3:3). Deus apareceu a Salomão uma noite em um sonho para encorajá-lo a pedir um presente. Salomão, por humildade, pediu um coração sábio e perspicaz. Deus lhe deu isso e muito mais, incluindo riqueza e honra (1Rs 3:5-15).
Deus deu a Salomão uma condição: “Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus estatutos e mandamentos como Davi, o seu pai, eu prolongarei a sua vida” (1Rs 3:14 NVI).
Salomão construiu o templo de Deus (1Rs 5-6). Por humildade, ele orou para que Deus deixasse Seu Nome habitar ali. Deus respondeu e colocou Seu Nome no templo. (1Rs 9, 2 Cr 7). Deus reitera a Salomão Sua única condição: “E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão…firmarei para sempre sobre Israel o seu trono…Mas, se vocês ou seus filhos…prestarem culto a outros deuses e adorá-los, desarraigarei Israel da terra que lhes dei” (1Rs 9:4-7).
Esperamos que Salomão fosse grato pelas bênçãos de Deus e que O glorificasse. Mas algo mudou. Salomão, apesar de ter um coração com discernimento, cometeu um erro que afastaria seu coração de Deus.
“À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi” (1Rs 11:4).
Salomão se casou com 700 mulheres de nascimento real e teve 300 concubinas. Algumas dessas mulheres eram moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas. Ele permitiu que suas esposas adorassem seus próprios deuses e começou a adorar os deuses delas também (1Rs 11:1-3).
Três deuses são mencionados nominalmente: 1- Camos, o deus dos moabitas, era um deus da guerra que concederia a vitória na batalha àqueles que lhe sacrificassem (Jz 11). 2- Astorete, a deusa dos sidônios, também era chamada de Rainha dos Céus. Ela era uma deusa da fertilidade e esposa de Baal (Jr 44). 3- Moloque, o deus dos amonitas, era adorado através do sacrifício de crianças (Lv 18:21). A devoção de Salomão às suas esposas tornou-se uma devoção ao sucesso, à fertilidade e ao sacrifício de crianças. Depois que Salomão apresentou esses deuses a Israel, Israel continuou a adorá-los por gerações (1Rs 11:33).
Salomão é um exemplo de alguém cujo coração estava comprometido com Deus, mas cujo compromisso ficou dividido. Ele não guardou o seu coração, e tanto ele como Israel enfrentariam as consequências das suas ações. Se ao menos Salomão tivesse ouvido a sua própria sabedoria em Provérbios: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Pv 4:23).
Deus ficou irado com Salomão e disse que o reino de Israel seria dividido em dois (1Rs 11:9-11). Ao contrário de seu pai, Davi, Salomão não se arrependeu. Numa triste ironia, o arrependimento de Davi permitiu que Salomão vivesse, mas a falta de arrependimento de Salomão levou à queda de toda a nação de Israel.
Apesar das ações de Salomão, Deus prometeu misericordiosamente salvar uma tribo de Israel e Jerusalém (1Rs 11:12-13). Essa tribo, Judá, é a tribo da qual Jesus era.
Há duas lições que podem ser aprendidas com a vida de Salomão.
1. Proteja seu coração para Deus de qualquer pessoa ou qualquer coisa que possa tentar
roubá-lo.
2. O coração de Deus está comprometido com você.
Para mantermos nossos corações comprometidos com Deus, precisamos avaliar frequentemente nossas próprias vidas para ver se estamos deixando que alguma outra coisa desvie nossos corações. Apoie-se em suas Irmãs Rosa de Ferro durante esse processo.
Do que você precisa abrir mão para poder deixar que Deus tenha todo o seu coração?
Nós amamos construir relacionamentos. Inscreva-se no nosso blog para receber um e-mail sempre que publicarmos um novo artigo. Em breve, nossas e-news e newsletters estarão disponíveis em português.
Escolher Artigos por Hashtag
Enquete
Precisamos da sua opinião sobre como melhor atender às necessidades espirituais das mulheres brasileiras. Obrigada por compartilhar da sua voz!
Visite nossa loja
Como e por quê o rei Salomão e Israel se afastaram de Deus
Quer se manter informado?
Se você quer se inscrever para receber nossas notícias mensais por Email, preencha o formulário.