A palavra do nosso Pai diz: “Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” (Sl 100:5 NVI)
Atualmente, o conceito de amor está totalmente distorcido se comparado com o amor que Deus nos ensina. O amor que aprendemos com o mundo é baseado na lei de dar e receber, onde para você receber é necessário dar, e muitas vezes, nós cristãos seguimos esse padrão.
O amor de Deus é eterno, fiel e incomparável. Muitas vezes em minha vida eu cheguei a duvidar do amor de Deus, achando que por eu ter cedido ao pecado, Deus não me amaria mais e que talvez já estaria cansado das minhas desculpas, mas aprendi ao longo desses 19 anos que a fidelidade de Deus nunca acaba. Ele me ama tanto e nunca falha comigo. Eu, ao contrário, sempre acabo errando, e mesmo assim Ele continua me amando e me ensinando sobre sua fidelidade infinita. Muitas vezes me comparo com o povo de Israel, que desobedece a Deus o tempo todo, e vejo que aquele Deus permanece fiel até os dias atuais.
Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito. Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos. (Dt 7:8-9)
Se assim como eu, você sentiu que Deus já não está mais disposto a te perdoar pelos pecados cometidos, recordem do que João disse: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9). Essa é uma das promessas que Deus nos fez, somente temos que confessar nosso pecado e acreditar na palavra.
Em 2023, eu estava em um treinamento para jovens missionários e no final do ano descobri que meu campo missionário seria em outro país, na época eu não tinha nem um real guardado para comprar a passagem. Foi nesse momento que vi que Deus nunca me abandonou e permaneceu fiel, mesmo que eu não merecesse. Tinha dias que eu deixava o desespero me vencer e não lembrava de quem estava do meu lado. Foi uma experiência única onde pude ter o prazer de enxergar o poder de Deus. Como já disse, eu falho com minha fidelidade, mas Deus jamais falhou e jamais falhará.
Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. (2 Tm 2:11-13)
Queridas irmãs, lhes encorajo a buscar conhecer mais do amor e da fidelidade de Deus, e o mais importante, colocar em prática. Depois que comecei a buscar mais sobre isso, mudei minha perspectiva ao ver os desafios que aparecem diante de mim, agora posso dizer que finalmente entendo que a fidelidade de Deus sempre chegou até mim e chega até você também.
Ninguém consegue ser perfeitamente fiel, mas o nosso Deus consegue! Quando nós não somos fiéis, Ele continua fiel porque mantém a consistência. E, se Deus é fiel, temos a confiança que receberemos a recompensa que Ele nos prometeu.