Em preparação para o tema de 2024, “Comprometidas com Cristo, 24 horas por dia em 2024”, realizei uma pesquisa sobre os usos da palavra “cometer” (em inglês primeiro). Embora meu coração seja latino, o inglês é minha língua nativa.
Em inglês, a mesma palavra “cometer” é usada para cometer um pecado e para se comprometer com alguém. A diferença entre esses dois verbos é mais óbvia em português.
Segundo o Dicionário Aurélio, sinônimos de “cometer” são: perpetrar, praticar, confiar, atacar, fazer, incumbir, encomendar, incorrer. Tem uma conotação negativa. Em uma de suas definições, o verbo “comprometer” também tem uma conotação negativa (como arriscar ou implicar).
Porém, quando ouvimos a palavra comprometer existe a conotação positiva, o “pro” embutido nas letras de “cometer”: “comPROmeter”. E na voz reflexiva, comprometer-se, pensamos no casal que fica noivo ou no nosso compromisso com Deus.
Voltando à Bíblia e ao tema deste ano, quando fiz uma busca pela palavra “to commit” (cometer ou comprometer(-se)), usei uma concordância, que fornece uma lista das ocorrências de uma determinada palavra na Bíblia. Infelizmente, o uso mais frequente da palavra “cometer” na Bíblia em inglês foi com a palavra “adultério” em vez de “cometermos” com Deus.
Doeu ver o contexto mais negativo do que positivo. Nas Escrituras, as referências ao cometer adultério estão espalhadas pelo Antigo e Novo Testamento. Em vez de referências a um compromisso com Deus com conotação positiva, as páginas da Bíblia estão repletas de histórias de quem cometeu adultério e advertências contra essa prática, pessoal ou espiritualmente falando.
Fui confrontada com a dura realidade das referências bíblicas dessa palavra, que me forçou a analisar o seu uso frequente. Percebi uma coisa: se não estivermos 100% comprometidas com Deus, cometemos adultério espiritual.
O sétimo mandamento é “Não cometer adultério”. Este mandamento “não cometer” é o oposto dos três primeiros mandamentos “comprometer-se [com YHWH]”. Esses três primeiros são uma admoestação e um convite para nos comprometermos total e completamente com Deus, com as nossas vidas, a nossa adoração, o nosso discurso e as nossas ações.
Os profetas faziam muitas referências a Israel se prostituindo com deuses estranhos. Deus pede a Oséias que se case com Gômer como testemunho das muitas vezes que Deus perdoou e recuperou Israel, Sua noiva imperfeita. Jeremias especifica o convite ao arrependimento por Israel, explicando que Deus o restauraria ao “Israel virgem”, como se o adultério nunca tivesse acontecido (Jr 31:3-4). Ficha limpa. Comprometida com Deus e não cometendo mais adultério.
Quando considero como gasto meu tempo e energia ou onde concentro meus pensamentos e dinheiro, percebo com o que estou ou não estou comprometida. E se alguma dessas coisas ocupar um lugar maior do que Deus, estou cometendo adultério.
Quando Deus nos convida, Sua igreja, para sermos a noiva de Cristo, o Cordeiro perfeito, Ele destaca como Ele está 100% comprometido com Sua noiva (Ap 19:7; 21:9). Em troca, Ele deseja que permaneçamos fielmente comprometidas com Ele. Felizmente, Sua fidelidade não depende da nossa (2 Tm 2:11-13):
Esta palavra é digna de confiança:
Se morremos com ele,
com ele também viveremos;
se perseveramos,
com ele também reinaremos.
Se o negamos,
ele também nos negará;
se somos infiéis,
ele permanece fiel,
pois não pode negar-se a si mesmo.
Comprometer-nos com Cristo, 24 horas por dia em 2024, não significa que o faremos sempre fielmente, a cada minuto de cada dia. Se pensamos que podemos ou vamos fazer isso, somos mentirosos.
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.(1Jo 1:8-9)
Devemos andar na luz como Ele está na luz (1Jo 1:8). Deus é Luz e Cristo foi enviado como a Luz do mundo (1Jo 1:5; Jo 8:12). Ilumine o caminho para vivermos como seguidoras fiéis, aquelas que estão comprometidas com Cristo e não aquelas que cometem adultério.
Comprometer-nos com Deus é comprometer-nos com a nossa natureza eterna, projetada pelo nosso divino Criador. É realmente uma das maiores bênçãos de nossas vidas. E a recompensa pelo serviço fiel e comprometido? Vida eterna com Ele.
Compartilhe uma maneira pela qual um compromisso fiel com Cristo tem sido uma bênção em sua vida. Por outro lado, qual é uma das maneiras pelas quais você está cometendo adultério atualmente?