Nós amamos construir relacionamentos. Inscreva-se no nosso blog para receber um e-mail sempre que publicarmos um novo artigo. Em breve, nossas e-news e newsletters estarão disponíveis em português.

Inscreva-se no nosso blog

Escolher Artigos por Hashtag

Enquete

Precisamos da sua opinião sobre como melhor atender às necessidades espirituais das mulheres brasileiras. Obrigada por compartilhar da sua voz!

Participar desta enquete

Visite nossa loja

Michelle updated 2024Escrito por Michelle J. Goff, Fundadora e Diretora Executiva no Ministério Irmã Rosa de Ferro

Em preparação para o tema de 2024, “Comprometidas com Cristo, 24 horas por dia em 2024”, realizei uma pesquisa sobre os usos da palavra “cometer” (em inglês primeiro). Embora meu coração seja latino, o inglês é minha língua nativa.

Em inglês, a mesma palavra “cometer” é usada para cometer um pecado e para se comprometer com alguém. A diferença entre esses dois verbos é mais óbvia em português.

Segundo o Dicionário Aurélio, sinônimos de “cometer” são: perpetrar, praticar, confiar, atacar, fazer, incumbir, encomendar, incorrer. Tem uma conotação negativa. Em uma de suas definições, o verbo “comprometer” também tem uma conotação negativa (como arriscar ou implicar).

Porém, quando ouvimos a palavra comprometer existe a conotação positiva, o “pro” embutido nas letras de “cometer”: “comPROmeter”. E na voz reflexiva, comprometer-se, pensamos no casal que fica noivo ou no nosso compromisso com Deus.

Voltando à Bíblia e ao tema deste ano, quando fiz uma busca pela palavra “to commit” (cometer ou comprometer(-se)), usei uma concordância, que fornece uma lista das ocorrências de uma determinada palavra na Bíblia. Infelizmente, o uso mais frequente da palavra “cometer” na Bíblia em inglês foi com a palavra “adultério” em vez de “cometermos” com Deus.

Doeu ver o contexto mais negativo do que positivo. Nas Escrituras, as referências ao cometer adultério estão espalhadas pelo Antigo e Novo Testamento. Em vez de referências a um compromisso com Deus com conotação positiva, as páginas da Bíblia estão repletas de histórias de quem cometeu adultério e advertências contra essa prática, pessoal ou espiritualmente falando.

Fui confrontada com a dura realidade das referências bíblicas dessa palavra, que me forçou a analisar o seu uso frequente. Percebi uma coisa: se não estivermos 100% comprometidas com Deus, cometemos adultério espiritual.

O sétimo mandamento é “Não cometer adultério”. Este mandamento “não cometer” é o oposto dos três primeiros mandamentos “comprometer-se [com YHWH]”. Esses três primeiros são uma admoestação e um convite para nos comprometermos total e completamente com Deus, com as nossas vidas, a nossa adoração, o nosso discurso e as nossas ações.

Os profetas faziam muitas referências a Israel se prostituindo com deuses estranhos. Deus pede a Oséias que se case com Gômer como testemunho das muitas vezes que Deus perdoou e recuperou Israel, Sua noiva imperfeita. Jeremias especifica o convite ao arrependimento por Israel, explicando que Deus o restauraria ao “Israel virgem”, como se o adultério nunca tivesse acontecido (Jr 31:3-4). Ficha limpa. Comprometida com Deus e não cometendo mais adultério.

Quando considero como gasto meu tempo e energia ou onde concentro meus pensamentos e dinheiro, percebo com o que estou ou não estou comprometida. E se alguma dessas coisas ocupar um lugar maior do que Deus, estou cometendo adultério.

Quando Deus nos convida, Sua igreja, para sermos a noiva de Cristo, o Cordeiro perfeito, Ele destaca como Ele está 100% comprometido com Sua noiva (Ap 19:7; 21:9). Em troca, Ele deseja que permaneçamos fielmente comprometidas com Ele. Felizmente, Sua fidelidade não depende da nossa (2 Tm 2:11-13):

Esta palavra é digna de confiança:
Se morremos com ele,
com ele também viveremos;
se perseveramos,
com ele também reinaremos.
Se o negamos,
ele também nos negará;
se somos infiéis,
ele permanece fiel,
pois não pode negar-se a si mesmo.


Comprometer-nos com Cristo, 24 horas por dia em 2024, não significa que o faremos sempre fielmente, a cada minuto de cada dia. Se pensamos que podemos ou vamos fazer isso, somos mentirosos.

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.(1Jo 1:8-9)

Devemos andar na luz como Ele está na luz (1Jo 1:8). Deus é Luz e Cristo foi enviado como a Luz do mundo (1Jo 1:5; Jo 8:12). Ilumine o caminho para vivermos como seguidoras fiéis, aquelas que estão comprometidas com Cristo e não aquelas que cometem adultério.

Comprometer-nos com Deus é comprometer-nos com a nossa natureza eterna, projetada pelo nosso divino Criador. É realmente uma das maiores bênçãos de nossas vidas. E a recompensa pelo serviço fiel e comprometido? Vida eterna com Ele.

Compartilhe uma maneira pela qual um compromisso fiel com Cristo tem sido uma bênção em sua vida. Por outro lado, qual é uma das maneiras pelas quais você está cometendo adultério atualmente?

Quer se manter informado?

Se você quer se inscrever para receber nossas notícias mensais por Email, preencha o formulário.

Em fotos