Como você deve saber, nosso tema desse ano como ministério é “Comprometidas com Cristo 24 horas por dia em 2024”. Esse mês, estamos focadas em ser Discípulas Comprometidas.
Tiago, irmão de Jesus, foi um líder proeminente entre as igrejas do Novo Testamento. Ele escreveu o livro de Tiago para os primeiros cristãos e começando com uma declaração bastante chocante: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações” (Tg 1:2 NVI). Alegria não é a emoção que normalmente sinto quando enfrento provações. Então por que ele diz isso? Continuemos lendo: “…pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tg 1:3-4).
A alegria vem de saber que essas provações realizam o importante trabalho de produzir perseverança, nos tornando maduras e completas, para que nada nos falte. Posso ficar mais animada sobre isso.
Mas o que realmente aumenta minha alegria é encontrado mais adiante no versículo 12: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1:12). Agora estou com você, Tiago! Consigo ver o processo e como posso considerá-lo uma alegria:
Compromisso com Deus -> Provações -> Perseverança -> Maturidade -> Coroa da Vida!
No capítulo cinco, Tiago traz novamente a perseverança: “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia” (Tg 5:11). Jó passou por provações extremas que espero que você nunca enfrente. Mas Tiago está nos lembrando: “Mas olha o que Deus fez por Jó no final!”
Assim como Tiago, acredito muito em manter o fim em mente, especialmente quando se trata do Céu. Quando fixamos os nossos olhos, as nossas mentes e os nossos corações no “jogo final”, mais fácil fica continuar a colocar um pé na frente do outro na fé. Meus versículos favoritos sobre perseverança são os versículos do “vencedor” em Apocalipse capítulos dois e três. Reserve algum tempo para ler esses dois capítulos e procure este padrão: “Ao que vencer, eu darei _____”. (NOTA: algumas versões usam “quem é vitorioso”.)
Vou aguçar seu apetite te dando a primeira: “Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Ap 2:7b). Tiago nos disse que receberíamos a coroa da vida se perseverássemos, mas aprendemos com João em Apocalipse que também comeremos da árvore da vida no Paraíso! Definitivamente posso sentir alegria quando mantenho esse objetivo em mente! Continue lendo esses dois capítulos e você encontrará promessas mais emocionantes para aqueles que vencerem.
Todos enfrentamos provações que testam o nosso compromisso com Deus. Às vezes, devemos perseverar em “grandes” provações:
- Confiando em Deus diante de um diagnóstico médico que vira o nosso mundo de cabeça para baixo;
- Segurando Sua mão durante a morte inesperada de um ente querido;
- Trazendo a Ele nossas dúvidas sobre Seus planos.
- Impedir que aquelas palavras ofensivas escapem de nossos lábios durante uma discussão;
- Desviando nossos olhos de imagens que corrompem nossas mentes;
- Estendendo graça e aceitação ao colega de trabalho com quem é difícil conviver.
Grande ou pequena, Deus vê a sua perseverança e te recompensará.
Existem “grandes” provações que você está enfrentando agora? Com quais provações “mundanas” você luta? Qual das promessas de “fim do jogo” acima te ajudaria a perseverar em seu compromisso com Deus?
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gal 6:9).