... tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
(Hb 12:2 NVI)O que significa perseverar? É manter um propósito ou continuar um fluxo de ação apesar das dificuldades. A chave para a perseverança é a persistência diante do desafio. Somos chamadas a perseverar como discípulas comprometidas…
- Apesar do que outras pessoas pensam, dizem ou fazem. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2).
- Apesar da atração enganosa do pecado. “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (Hb 12:1).
- Apesar do nosso passado. Considere Atos 9:20-22. Você acha que Paulo já ouviu comentários negativos sobre seu antigo estilo de vida de perseguir a igreja do Senhor? No entanto, ele escreve, “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13b-14)
- Apesar dos espinhos na carne. Paulo implorou ao Senhor para acabar com sua luta física.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.
(2Co 12:9-10)
Que isso seja a nossa atitude humilde em relação aos nossos problemas de saúde, às lutas atuais e aos fardos que carregamos. Podemos aprender a ser gratas por nossas provações ao permitirmos que elas nos aproximem de Cristo.
Por que perseveramos? Perseveramos para…
- Terminar a corrida. “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1:12).
- Fazer uma colheita. “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gl 6,9).
- Receber as bênçãos da justiça, da paz e da participação na santidade de Deus. “Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” (Hb 12:10b-11).
- Buscar maturidade e integridade. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tg 1:2-4).
- Encontrar o poder e a bondade de Deus. “Saibam que consideramos felizes aqueles que perseveraram. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. Pois o Senhor é cheio de compaixão e de misericórdia” (Tg 5:11).
- Experimentar oportunidades de ajudar e confortar outras pessoas. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” (2Co 1:3-4).
Fixamos nossos olhos em Jesus. Meditamos na vida, nos ensinamentos de Cristo, nos sofrimentos, na ressurreição, nas promessas e na glória de Cristo. Contemplamos como será finalmente estar em casa com Jesus, finalmente, eternamente no céu. Aguardamos ansiosamente o retorno do nosso amado Senhor, ansiamos por esse dia e aceleramos a sua vinda (2Pe 3:12). Com nossas palavras e com nossos corações, dizemos: “Vem, Senhor Jesus”.
Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. (1Pe 1:7-9)