Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno. (Mt 5:37 NVI)
Eu fui batizada no final da minha adolescência e era a única cristã da família. Eu tenho um irmão que é 12 anos mais novo do que eu e eu o levava para o culto aos domingos. Em um culto, quando meu irmão tinha 4 anos ele estava com dificuldade em ficar em silêncio durante a ceia, oferta... Então eu disse: “Se você não ficar quieto a gente vai para casa!”
Um irmão querido, que me ajudou muito na minha caminhada cristã virou para mim e disse baixinho para meu irmão não escutar: “Você vai mesmo para casa se ele não ficar quieto?”. Eu respondi que não. Ele me orientou sobre a importância de cumprir a minha palavra, se eu digo que vou fazer algo, eu preciso fazer algo com o que me comprometi.
Veja, minha intenção não era ruim, eu era uma adolescente de 16 anos sem experiência tentando fazer com que meu irmão fosse respeitoso com o momento do culto. Mas eu sabia que eu não ia fazer o que eu estava dizendo.
Uma das coisas mais incríveis sobre Deus é que Ele cumpre o que ele diz! “Tudo que profetizei se cumpriu, e agora profetizarei novamente; eu lhes falarei do futuro antes que aconteça” (Is 42:9). As profecias nos trazem confiança de que assim como Ele cumpriu o que prometeu ao povo de Israel, Ele também cumprirá aquilo que nos prometeu. Imagine viver as dificuldades de ser cristão e se esforçar para fazer a vontade de Deus, negando a si mesma, sem ter a certeza de que podemos confiar no que ele nos prometeu!
Deus é íntegro. A integridade é um princípio moral, ser íntegro é ter todas as ações e decisões coerentes, honestas. Podemos confiar naquilo que Ele diz “Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo que faz” (Sl 33:4).
Algumas características de Deus que nos mostram que suas palavras são honestas e íntegras.
- Deus é Verdadeiro.
Deus é verdadeiro, Ele é a própria verdade. Deus é absolutamente fidedigno e verdadeiro em tudo que faz.
Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?(Nm 23:19)
Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.(1 Jo 5:20)
- Deus é Fiel.
Deus é absolutamente digno de confiança. As suas palavras não falham. Ele mostra a sua fidelidade cumprindo suas promessas. Ele nunca quebra um contrato consigo mesmo nem com Suas criaturas.
Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos. (Dt 7:9)
Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia! (Sl 117:2)
- Deus é Imutável.
Os atributos de Deus são inalteráveis, Ele não muda, não é incerto nem inconstante. Ele é perfeito. A Sua imutabilidade faz com que Suas promessas permaneçam firmes, trazendo para nós segurança e esperança.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. (Tg 1:17)
De fato, eu, o Senhor, não mudo...(Ml 3:6a)
- Deus é Infalível.
Infalível significa que não falha, não erra. Como Deus é perfeito Ele não falha!
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós. (Ef 3:20)
Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.(Jó 42:2)
Meu desejo é que você se dedique a estudar mais e mais a bíblia para descobrir as maravilhosas palavras de Deus. As Palavras de amor, de orientação, de ânimo, de conforto e de bençãos. Mas principalmente as palavras que trazem a salvação, aquelas que apresentam Jesus, nosso Senhor e Salvador, o único caminho para a vida eterna.