Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. (Tg 4:10 NVI)
A palavra humildade me conecta à divindade de Deus. Hoje, reflito sobre a profundidade do seu significado, que procurei e vi tantas vezes enquanto me esforço continuamente para viver o propósito de Deus pessoalmente e espiritualmente.
Defino a humildade como um ato do Espírito, que me leva a uma atitude da alma. Usando as letras da palavra, divido-a nas seguintes características:
Honestidade
União
Mansidão
Inteligência
Lealdade
Disposição
Amor
Delicadeza
Esforço para servir ao Pai Celestial
Cada uma das características acima me convidou desde o dia em que O conheci a estar em sintonia com Cristo. Ao permitir que eu fosse usada por Deus, Seu amado Filho Jesus, e no poder do Seu Espírito Santo, tenho visto Seu exemplo de humildade sob submissão, obediência e consciência contínua de colocar a vontade do Pai antes da minha, sempre com um olho para a grande meta que me leva a continuar olhando para cima para alcançar o prêmio da eternidade.
Estou também atenta à admoestação de Pedro: “Portanto, humilhem‑se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no devido tempo” (1Pe 5:6).
Portanto, ser humilde, na minha experiência, é uma ação espiritual necessária que, sem dúvidas, me leva constantemente à presença do Senhor. Em todas as áreas onde me encontro, ao meu redor, preciso de grandes porções da sabedoria do Pai Eterno para ser uma humilde filha de Deus, escolhida e chamada para o serviço.
Ser filha de Deus hoje, como diz a Bíblia, é o maior privilégio que posso ter. É uma honra única que tem exigido de mim grande autocontrole. No começo da minha vida cristã, estava cheia de orgulho humano, que contrariava a humildade em todas as situações. Muitas vezes, sem perceber, me senti autossuficiente, e minha trajetória foi cada vez mais humana do que espiritual. Eu queria continuar fazendo tudo com a minha própria força e não com a de Deus. Com o passar do tempo, percebi que era preciso buscar com mais vigor a cada momento a presença de Deus em tudo, pois só Ele sabe e é capaz de tudo.
Minhas primeiras lutas, e as mais difíceis, foram comigo mesma, pensando que só precisava saber que tinha Deus, sem a necessidade de continuar conhecendo O plenamente. Contudo, naqueles momentos, a luta interior de fé e humildade teve que continuar a se desenvolver em mim.
Através de provações emocionais de ansiedade, provações físicas posteriores de doença e perda, escassez e muito mais, e mesmo querendo tantas coisas no meu tempo e não no de Deus, Ele me permitiu reconhecer, de frente e de trás para frente, a plena autoridade do Pai Celestial, Aquele que vem do alto, pois certamente só Ele é todo-poderoso, e em Sua infinita, verdadeira e incomparável misericórdia Ele me dará a vitória aqui na terra e lá no céu.
Já pude experimentar a humildade que Deus me dá na vida em momentos de silêncio; na solidão e na paz de conhecer Ele em mim, na sabedoria e na pronta ajuda que vem dEle. Humildade é reconhecer o domínio, poder e glória eterna Dele.
Por isso, continuo a lutar para viver consistentemente na humildade de Deus e não na humildade da humanidade – para poder viver e anunciar o poder do Espírito Santo na sociedade em que vivo. Dessa forma, pretendo alcançar a sabedoria da humildade valiosa e essencial para chegar à vida eterna com Deus.
Não devemos esquecer os belos exemplos e ensinamentos de Jesus, que, com o poder do Espírito Santo, permaneceu humilde e venceu todas as provações e tentações, e também podemos superá-las em Sua vontade. Você é humilde hoje? Olhando para o lar eterno? Você irradia a humildade do Senhor Jesus Cristo aqui e agora?