Correndo o risco de enfatizar o óbvio, vou repetir o título desta postagem: “Homens e Mulheres que Seguiram os Passos de Jesus” e enfatizar a frase destacada porque quero focar nela.
Nos evangelhos, podemos aprender os nomes dos apóstolos – os doze seguidores mais próximos de Jesus. Além disso, podemos aprender algumas coisas sobre a vida deles e seus exemplos como imitadores de Jesus. Mas também houve outros homens e mulheres que seguiram Jesus, se não tão de perto ou desde o início do Seu ministério, mas ainda com o mesmo grande amor e compromisso com Ele e com Sua obra.
Não podemos identificar todos, especificamente porque havia multidões que seguiram Jesus, embora muitos também O tenham abandonado (Jo 6:66), mas não falaremos deles hoje.
Vamos dar uma olhada nesta pequena lista:
Lucas 19:1-9: Zaqueu
João 4:46-53: Oficial do Rei
Marcos 15:40-41: Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé
Mateus 12:15: Uma multidão
Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens. (Lc 8:1-3 NVI)
Essas são pessoas, assim como você e eu, que acreditaram em Jesus. Não sabemos detalhes sobre suas vidas como discípulos. Só conhecemos os seus encontros com Ele e podemos ver os seus exemplos de compromisso.
Veja o exemplo das mulheres mencionadas em Lucas 8:1-3. Fico impressionada em me imaginar no lugar de uma delas, caminhando atrás de Jesus há dois séculos. Sem chance! Tenho tantas perguntas para elas, por exemplo, como é ser mulher e viver dentro daquela cultura. E a questão da higiene feminina? Elas estavam muito confiantes sobre quem seguir e o por quê. Só isso explica o seu investimento de energia, tempo e dinheiro em Jesus e na Sua campanha evangelística.
Com essas pessoas, podemos identificar e “mastigar” a aparência de um seguidor de Jesus e como posso representar isso no século XXI.
Alguém que segue os passos de Jesus está disposto a mudar os seus valores (Zaqueu), não tem medo de ameaças (Joana, esposa do mordomo de Herodes) e arrisca a sua posição (o oficial do rei).
Há muito mais exemplos de homens e mulheres seguindo Jesus nos evangelhos, e de todos eles, se pararmos por alguns minutos, podemos aprender algo se olharmos de perto – se entrarmos naquele “filme” da vida de Jesus.
Quem é um seguidor então? Dos exemplos que podemos encontrar nos quatro livros que narram a vida de Jesus, podemos concluir que estas são algumas das características dos Seus seguidores: estão dispostos a mudar de vida, a investir os seus ganhos monetários na obra de Jesus, investir energia e tempo e sacrificar confortos. Estas são algumas das maneiras pelas quais aqueles primeiros discípulos mostraram seu comprometimento e deram um exemplo de como seguir o Senhor.
De quais outras maneiras você pode identificar que eles estavam totalmente engajados? Que outras coisas eles sacrificaram? Como você se vê como seguidora de Jesus?
Adicione suas respostas a essas perguntas nos comentários ou faça outras observações com base no tópico desta postagem do blog.
Encorajo você e eu a olharmos para Jesus 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, e obtermos Dele a motivação para sermos Suas seguidoras fiéis.