Enquanto nos esforçamos para estar comprometidas com Cristo 24 horas por dia, 7 dias por semana em 2024, pode haver algumas estradas com muitos solavancos e vales profundos pela frente. Confiar nEle e submeter à Sua vontade quando o caminho é tranquilo e com poucas voltas e reviravoltas é muito mais fácil. Vamos considerar duas pessoas na Bíblia e como eles reagiram: José e Jesus.
De Gênesis 37 a 50, José se destaca; o décimo primeiro de doze filhos, favorecido por seu pai, Jacó. Compartilhando sonhos de sua proeminência sobre os irmãos aumentou o ciúmes e a raiva nos corações deles. Como resultado, eles o agarraram, jogaram em uma cisterna e o venderam (vale profundo) para comerciantes que iam para o Egito. Mesmo sendo vendido novamente como escravo a um dos oficiais do Faraó (reviravolta), o governante vê a capacidade de José e o coloca no comando de sua casa. Tentado pela esposa de seu senhorio a deitar-se com ela, José responde: “Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” (Gn 39:9b NVI). Ela então mente, afirmando que foi abusada, e isso faz com que José seja jogado na prisão (solavanco). Alguns anos depois, o Faraó nomeia José como o segundo no comando, quando Deus lhe revela o significado dos sonhos do Faraó: Sete anos de grande colheita e sete anos de seca severa.
Após vários anos de seca, os filhos de Jacó viajam para Egito para comprar grãos para alimentar suas famílias. José os reconhece, embora eles não o reconheçam. Através de intrigas e grande humilhação dos irmãos culpados, José revela sua identidade. Eles mereciam prisão ou pior, mas em vez disso, José responde com estas palavras:
Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês…para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar‑lhes a vida com grande livramento. (Gn 45:5,7)
Estas palavras ditas por José, e a sua vida retratada em Gênesis, mostram claramente um homem dedicado a confiar em Deus e a submeter-se à Sua vontade, apesar das voltas, reviravoltas e dos vales profundos. As palavras acima também poderiam ser um prenúncio do Senhor Jesus Cristo.
Antes de nossa incrível libertação na cruz, Jesus agonizou em oração a Deus, pedindo-Lhe três vezes: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. (Lc 22:42). As Escrituras dizem que Suas orações foram tão sinceras que Seu suor caiu como gotas de sangue no chão! (v. 44) Jesus sabia o que estava por vir: extrema agonia física e espiritual de carregar nossos pecados (Vale Profundo).
Antes deste evento, ao longo dos Evangelhos, Jesus viveu uma vida confiando plenamente em Seu Pai, Deus:
- Mesmo quando tentado por Satanás logo antes do Seu ministério começar e depois de jejuar por 40 dias (Lc 4: 1-13);
- Mesmo quando “muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui‑lo” (Jo 6:66);
- Mesmo quando traído por um dos Seus doze discípulos escolhidos, Judas Iscariotes (Jo 13:21-30);
- Mesmo quando renegado três vezes por um de Seus amigos mais próximos, Simão Pedro (Lc 22:54-61);
- Mesmo quando zombado, espancado, açoitado, coroado com espinhos e pregados em Suas mãos e pés quando crucificado.
Não é fácil beber alguns dos copos que recebemos nesta vida, como doenças graves, um casamento desfeito, traição de um amigo próximo, perda de um cônjuge ou filho, problemas de doença mental ou ver um membro da família levado ao vício ou à descrença. Nosso filho nasceu com câncer, diagnosticado aos seis meses. Estágio três. Cheguei ao momento que Jesus fez ao clamar muitas vezes que seja feita a minha/nossa vontade: A VIDA! Mas -eventualmente- rendendo-me à Sua vontade perfeita, aconteça o que acontecer. E ah! A paz que Ele deu! Eu poderia lidar com o que quer que acontecesse.*
Por favor, ouça estas palavras reconfortantes de Jesus. Tome-as para si:
Que o coração de vocês não se perturbe. Creiam em Deus; creiam também em mim. (Jo 14:1)
Deixo com vocês a paz; a minha paz dou a vocês…Não se perturbe o coração de vocês nem tenham medo. (Jo 14:27)
Eu disse isso para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo, vocês terão aflições; contudo, tenham coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16:33)
Qual é o seu cálice e como você deixará Jesus te ajudar nisso?
*Nosso filho viveu, agora com 37 anos.