
“…Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite.” (Sl 63:6 NVI)
Desde que conheci o amor e a misericórdia de um Deus Soberano, a oração tem sido uma atividade espiritual sublime. Na oração, alma e Divindade se conectam, possibilitando a experiência de vida e cura. Hoje, estando comprometida com Cristo, cada momento me leva a um relacionamento mais pleno com Ele e, portanto, a seguir o modelo de oração que Ele nos deixou.
Na minha infância, a oração que aprendi com o Pai Nosso se tornou aquela conversa direta com Ele. Eu não sabia que essa oração seria o padrão de referência para estruturar minhas orações de maneira particular em cada uma das vigílias diurnas e noturnas, onde me encheria com fé e consciência espiritual.
Lembro que há quase 25 anos atrás, entrei no hospital para dar à luz a minha primeira filha. Era uma noite chuvosa e foi um dos momentos em que comecei a orar com tudo que tinha dentro de mim. Organizando meus pensamentos e sentimentos, reconheci a grandeza daquele momento de espera, sabendo que era Ele que estava comigo.
Naquele momento, o padrão de oração que aprendi quando criança passou pela minha mente e, naquela experiência, o Deus Todo-Poderoso e Seus propósitos me levaram a clamar por santificação em Seu Santo nome. Movida a fazer a vontade dEle naquele momento de incerteza, sem saber o que aconteceria, naquele momento pedi perdão com todo o meu ser e perdoei aqueles que me ofenderam. Em meio a dores desconhecidas e novas para mim, fiquei cheia de força, concentração e segurança que me levaram ao sucesso de uma nova vida para a glória de Deus. Essa situação me encheu de satisfação espiritual desde aquele momento até hoje. Tenho escolhido aquilo que permite que meu coração e minha alma rejeitem a natureza pecadora que age contra a espiritual, ao me separar de Deus, mas em vez disso me nutre nessa corrida da vida.
Desde então, todas as vigílias noturnas me confortaram. Sei que na presença do Eterno e em meditação íntima ininterrupta, minha mente, meu coração e minha alma se unem para confirmar a segurança da existência dEle, dando respostas no tempo perfeito do Senhor para cada pedido e agradecimento.
Às noites, apesar do cansaço do dia, são o momento mais significativo na minha relação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É naquele momento que posso falar sobre o meu dia, das provações e aprendizados que ocorreram nele, descansando, sabendo que tudo está sob Seu controle.
Orar é, e sempre será, um privilégio sagrado, onde uma comunicação única flui com a majestade do Pai Celestial através de Cristo Jesus e Seus ensinamentos, milagres e exemplos humanos e santos que nos inspiram a seguir os passos Dele de salvação e reflexão contínua.
Tudo isso aponta para plena harmonia e compromisso com Cristo, por isso em cada oração da alma há tanta paz, que é superior a qualquer distração deste mundo.
Da mesma forma, na oração você aprende dependência, submissão, amor, segurança e certeza de que tudo depende da vontade de Deus, não da sua. A oração é, e sempre será, o caminho contínuo para bênçãos espirituais em todos os momentos; nos momentos de alegria, nas lutas, nas provações, nos tempos de buscar direção e santidade. Você santifica, você exalta Sua natureza divina, você se concentra na vontade Dele para sua vida, você pede ajuda física na sobrevivência neste mundo, você é levada ao perdão para seu próximo e para si mesma, você recebe forças para não cair em tentação e você está livre do mal.
Quando não consigo dormir, eu oro. Antes de dormir, eu oro, e meus pensamentos ficam cativos, me mantendo consciente da presença do Espírito Santo em todos os momentos da vida.
Você vive e ama a oração? Quando você se deita, seus pensamentos estão unidos com Cristo?