Escrito por Michelle J. Goff, Fundadora e Diretora Executiva do Ministério Irmã Rosa de Ferro
Jesus instruiu Seus discípulos e a multidão que se reuniu na montanha: “Vocês, orem assim…” (Mt 6:9a NVI). Depois de alertá-los para não serem como os hipócritas que oram para serem vistos pelos outros, Ele forneceu orientação sobre a natureza relacional da oração.
Nosso Pai sabe o que precisamos, então não é necessário divagar ou enrolar para atingir uma contagem mínima de palavras. Em vez disso, a Oração do Pai Nosso expressa louvor, pedidos, confissão e submissão à vontade de Deus sendo feita. Em outras passagens, vemos a força do agradecimento como outro elemento essencial da oração (Sl 118:1; Fp 4:6).
Mesmo quando Jesus, no Sermão da Montanha, faz a transição de ensinar sobre a oração para as Suas instruções sobre o jejum, vemos ao longo das Escrituras que essas duas práticas são apresentadas juntas (Mt 6: 5-18; Is 58; Lc 4:1-13).
João 17 é o único lugar onde vemos o transcrito de uma das orações de Jesus. Ele ora por si mesmo, por seus discípulos e por todos os crentes. Aqui, mais uma vez, Jesus afirma a natureza relacional da oração – o relacionamento que Ele tinha com o Pai, e o relacionamento que o Filho deseja promover entre o Pai e aqueles que acreditam Nele.
Ao longo dos evangelhos, o exemplo de Jesus nos faz compreender a importância da oração através da dedicação Dele a essa prática. Seu nível de compromisso com essa disciplina espiritual é inquestionável. Jesus se afasta de Seus discípulos, passa um tempo sozinho e, em Lucas 6, até dedica uma noite inteira à comunicação com Seu Pai.
Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
(Lc 6:12)
Enquanto morava na Venezuela, lembro de várias vigílias de oração que duravam toda a noite, durante as quais cantávamos, líamos as Escrituras, orávamos sozinhos, orávamos em grupos, ouvíamos outros orar em voz alta, louvávamos e desfrutávamos da comunhão com nosso Pai e nossos irmãos e irmãs em Cristo.
Infelizmente, abandonei essa prática. Fico feliz em lembrar o que significou compartilhar aquele compromisso de oração juntos. O próprio Jesus pediu ao seu círculo íntimo de três (Pedro, Tiago e João) que se juntassem a Ele em oração na noite anterior à Sua traição.
Desde o nosso início, o Ministério Irmã Rosa de Ferro dedicou fevereiro como o nosso Mês de Oração. Oramos individualmente e em comunidade. Oramos em voz alta e silenciosamente. Oramos através das Escrituras e inspiradas pelo Espírito Santo. Através da oração, aprofundamos nosso relacionamento com Deus e umas com as outras.
Comprometidas com Cristo 24 horas por dia em 2024 significa que estamos comprometidas a orar como Ele orou, especialmente neste mês. Temos Calendários de Oração disponíveis com versículos bíblicos e instruções para cada dia em Inglês, Espanhol e Português.
Neste sábado, 3 de fevereiro, teremos um evento de oração virtual trilíngue. Por favor, inscreva-se em nosso site para receber o link do Zoom e coordenar o horário de início com o seu fuso horário (13h horário de Brasília).
Finalmente, no dia 24 de fevereiro, teremos nossa maratona de oração de 24 horas com pessoas de todo o mundo orando conosco. Adoramos ver de onde outras pessoas estão orando, então, por favor, inscreva-se em um horário de 30 minutos para orar e liste sua cidade.
…enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim, muitos darão graças por nossa causa, pelo favor que nos será concedido em resposta às orações de muitos. (2 Co 1:11)