Escrito por Abby Ramírez, voluntária do Ministério Irmã Rosa de Ferro em João Pessoa
Todos os domingos quando comemoramos a ceia de Nosso Senhor Jesus meditamos profundamente no sacrifício que Ele fez por nós naquela cruz. Quando tomamos o pão e o vinho pensamos em toda dor e sofrimento sofridos por Cristo, Sua morte gera tristeza em nós, mas permanecemos nesse estado de aflição apenas por alguns momentos porque nosso Senhor RESSUSCITOU, Ele derrotou a morte e nos salvou, Seu retorno à vida nos traz imensa alegria e paz, Sua morte testemunhou Seu amor e Sua ressurreição Seu poder.
Para nós, a ressurreição de Jesus Cristo deve ser muito mais importante que a sua morte. É um fato que Jesus morreu e o Seu corpo ressuscitou ao terceiro dia. Meditemos juntos sobre o que este acontecimento significa para nós.
Em Filipenses 3:10 NVI, o apóstolo Paulo escreve sobre o poder de Sua ressurreição: “Quero conhecer a Cristo, ao poder da Sua ressurreição e à participação em Seus sofrimentos, tornando-me como Ele em Sua morte.”
Paulo teve diferentes experiências com Nosso Senhor Jesus no seu encontro pessoal com Ele e na sua vida missionária. O apóstolo viveu para pregar o evangelho, sua compreensão da ressurreição era profunda. Neste versículo Paulo começa expressando seu desejo de conhecer Jesus. Conhecer nosso Senhor vai além de conhecer Sua vida histórica e Seus ensinamentos. Conhecer Jesus significa acreditar no poder da Sua ressurreição.
Jesus venceu a morte e nos oferece experimentar o poder deste fato e participar de seus sofrimentos. Romanos 6:5 diz: “Se dessa forma fomos unidos a Ele na semelhança da Sua morte, certamente o seremos também na semelhança da Sua ressurreição.”
Se crermos no evangelho, seremos batizados e revestidos dEle, sepultados nas águas do batismo e ressuscitados para a vida eterna sabendo que nossa vida não terminará com a morte, mas seremos ressuscitados como Ele em um corpo glorificado em Sua segunda vinda.
Jesus disse em João 11:25-26: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" A ressureição de Jesus tem o poder de demonstrar a divindade de Jesus. Ele derrotou a morte e mostrou Seu poder sobrenatural. Este fato nos mostrou que Cristo é Deus.
Sua ressurreição tem o poder de derrotar a morte, que é o salário do pecado. Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele derrotou Satanás e nos concedeu o mesmo poder. Agora não somos mais escravos do pecado, mas somos mais que vencedores em Cristo Jesus.
“Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça” (Rm 6:17-18).
Sua ressurreição tem o poder de abençoar todas as nações sem qualquer tipo de discriminação, judeus, gentios e todos podem acessar a salvação através de Cristo. Sua ressurreição tem poder porque cumpriu o plano perfeito de Deus. A ressurreição selou o evangelho, Deus concluiu Seu plano perfeito de salvação para a humanidade.
Em Sua sabedoria Ele planejou assim desde o início e cumpriu perfeitamente.
A sua ressurreição tem o poder de nos justificar, foi a prova de que o sacrifício da cruz foi realizado e aceito. Fomos comprados pelo sangue de Cristo e nossos pecados foram pagos integralmente. Sua ressurreição tem o poder de nos conceder vida, isso significa que todos nós que pertencemos a Jesus Cristo receberemos a mesma ressurreição.
Romanos 6:8 diz: “E se morremos com Cristo, acreditamos que também viveremos com Ele.” Sua ressurreição tem o poder de nos consolar e confortar. Promete que nossos entes queridos que já estão mortos em Cristo viverão com Ele.
Nosso Jesus ressuscitou! Ele está vivo! Quantas vezes por dia nos lembramos deste fato extraordinário? Compreendemos o poder da ressurreição de nosso Senhor? Muitos cristãos ainda estão presos na sepultura, é bom lembrar e refletir sobre a morte do nosso Senhor Jesus, mas não devemos esquecer que Ele ressuscitou, vamos pensar nesta verdade tão importante, vamos meditar sobre o que o poder da ressurreição significa para nós.
Digamos aos outros que Jesus derrotou a morte, que Seu corpo não foi deixado na sepultura, portanto, nossa fé deve estar baseada nesta grande verdade, sua ressurreição foi vista e testemunhada por muitas pessoas. A ressurreição de Cristo dá sentido à nossa vida cristã, como diz Paulo em 1 Coríntios 15:14: “E se Cristo não ressuscitou, então a nossa pregação é em vão, e a sua fé também é em vão.”
Alegremo-nos e tenhamos grande alegria pela sua ressurreição!