Escrito por Beliza Kočev Coordenadora Brasileira do Ministério Irmã Rosa de Ferro
Em 2023 tive a oportunidade de conhecer irmãs de vários países africanos que estavam em Angola para um evento da igreja. Eu e mais duas irmãs representamos o Ministério Irmã Rosa de Ferro e desenvolvemos atividades e ministramos aulas. Em uma das aulas, falamos sobre o templo e sobre o véu que isolava o Santo dos Santos (Êx 26:33). Quando ensinamos sobre a morte de Jesus e de que naquele momento o véu foi rasgado (Mt 27:51), tínhamos dois tecidos presos um no outro e o puxamos enquanto narramos os acontecimentos, a reação delas me surpreendeu...
Elas ficaram tão animadas! Começaram a celebrar! Sabe quando é a final do campeonato e todo mundo celebra quando o seu time ganha? Essa foi a cena que assisti! Aquelas mulheres estavam celebrando que a morte de Jesus nos deu acesso direto a Deus. O preço pelo pecado foi pago.
Agora imagine o tamanho da celebração que devemos fazer sabendo que Jesus venceu a morte e ressuscitou! A ressurreição de Jesus é o fato mais importante do cristianismo (1 Co 15:14). A ressurreição é o cumprimento das profecias do antigo testamento, é a concretização dos acontecimentos que Jesus havia anunciado aos Seus discípulos, é a confirmação de que Jesus é o Filho de Deus.
“Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.” (Fp 3:10-11 NVI)
Quando Paulo escreveu a carta aos filipenses ele estava preso. Preso por causa da perseguição por pregar o evangelho. E ainda que em alguns momentos ele não esperasse que fosse sobreviver (1 Co 1:8) ele investiu esse tempo escrevendo muito do que hoje é o Novo Testamento. No meio das suas dificuldades, Paulo compartilha seu grande desejo de conhecer Jesus e experimentar o poder que tirou o nosso Salvador do sepulcro.
A ressurreição de Cristo nos traz esperança. Os males e as dores desse mundo são pequenos comparados com Seu poder. E não somente pequenos, mas também passageiros, 1 Coríntios 6:14 diz: Por Seu poder ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. Não podemos viver como se Jesus não tivesse ressuscitado, como se estivéssemos do lado perdedor.
Lendo Romanos 6 entendemos que assim como Jesus morreu e ressuscitou, é da vontade de Deus que morramos para o pecado e vivamos para Cristo. Jesus nos dá a oportunidade de vivermos uma vida nova. Não somente ter vida eterna ao partir desta terra, mas desde agora desfrutar da comunhão com Deus e do poder de vencer o pecado.
Imagine a vida daqueles que viram Jesus morrer e depois ressuscitar, a vida deles mudou completamente. A fé é a certeza do que não vemos e a ressurreição de Jesus mudou a nossa vida ainda que não sejamos testemunhas oculares.
O poder que derrotou a morte, é o mesmo poder que derrota o poder do pecado nas nossas vidas. Que o nosso desejo seja o mesmo de Paulo: conhecer Cristo mais profundamente e sentir em nós o poder da Sua ressurreição.